Bares de Aparecida de Goiânia se destacam no Comida di Buteco

Por Secom/Aparecida

23 de maio de 2023

Foto: Rodrigo Estrela

Prefeito Vilmar Mariano aponta que iniciativa movimenta a economia da cidade com crescimento no faturamento dos estabelecimentos inscritos e geração de empregos

Foram conhecidos nesta terça-feira,23, os vencedores do concurso Comida di Buteco 2023. Aparecida de Goiânia, que foi representada nesta edição com 12 estabelecimentos, venceu a categoria venda de cerveja, com o Esquina 62, e foi vice-campeã no Desafio Seara, com o Meninas Mega Cheffs.

O Comida di Buteco, que recebeu apoio institucional da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, é considerado um dos maiores eventos gastronômicos do Brasil. Foi criado em 1999, em Belo Horizonte, e desde o ano seguinte é realizado em 24 circuitos do território nacional com mais de mil estabelecimentos inscritos anualmente.

Esquina 62, que fica no Jardim Luz , foi o maior vendedor de cerveja durante o concurso (Foto: Rodrigo Estrela)

De acordo com a organização, o objetivo da iniciativa é resgatar a autenticidade dos botecos e transformar vidas através da ‘cozinha raiz’. Neste ano, o tema escolhido foi ervas e especiarias do Brasil. O desafio dos inscritos foi desenvolver novos pratos valorizando o tempero de cada região do País.

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, prestigiou a premiação e destacou a importância do concurso para cidade. “Trata-se de um evento que movimenta os bares e restaurantes, fomentando nossa economia. Em vários estabelecimentos os proprietários precisam reforçar o efetivo de funcionários para conseguir atender a demanda que aumenta nesse período do ano”, explica.

Deputado estadual Veter Martins acompanhou o prefeito na premiação realizada no Arvoredo Restaurante no Jardim Atlântico, em Goiânia, e também enalteceu a iniciativa. “Os bares e restaurantes se movimentam, se enfeitam com as cores do Comida di Buteco para receber as famílias com muito carinho. Creio que todos que participam são vencedores, mas infelizmente não é possível premiar todos”.

Prefeito Vilmar Mariano e deputado Veter Martins parabenizaram as representantes do Meninas Mega Cheffs (Foto: Rodrigo Estrela)

Cerveja

O Esquina 62, que foi o bar que mais vendeu cerveja durante o festival, está localizado no Jardim Luz, em Aparecida de Goiânia, abre as portas todos os dias da semana e comporta cerca de 160 pessoas, gerando cerca de 20 empregos. O estabelecimento foi fundado há um ano e meio pelos sócios Sérgio Alves de Souza e Rony de Paula.

“Nunca vi um festival tão profissional. Foi nossa primeira participação e trabalhamos para oferecer atendimento excelente aos nossos clientes”, aponta Sérgio de Souza.

Destaque

No Desafio Seara, que foi uma subcategoria criada neste ano, o Menina Mega Cheffs foi o bar vice-campeão. Com o desafio de inovar com o tradicional frango de padaria, as empreendedoras Paulete Caldeira, Kellen Laiana e Quênia Campos deram mais sabor ao prato tradicional com patê de maça verde e farofinha. “Aparecida desenvolveu muito nos últimos anos e conta com bares incríveis como, por exemplo, o Meninas Mega Cheffs”, aponta Paulete.

Vencedores do Comida di Buteco 2023 (Foto: Rodrigo Estrela)

Bares e restaurante que representaram Aparecida de Goiânia no Comida di Buteco 2023

Esquina 62

Retro Bar e Restaurante

Caldos Imola

Bar do Gaúcho

Bar e Petiscaria Califórnia

Zitos bar e restaurante

Varanda Bar e Restaurante

Toka do Véi

Meninas Mega Cheffs

Coqueiros Bar

Boteco do Filhote Bistrô Chica Doida

Critérios

Os critérios avaliados no Comida de Buteco são: atendimento, higiene, temperatura da cerveja e petisco. O último representa 70% da avaliação. Os frequentadores de bares e restaurantes votaram entre os dias 7 de abril e 7 de maio. Público e júri deram nota de 1 a 10. O peso do júri e do público é de 50% cada. Com democracia e muito paladar, segundo os organizadores, é eleito o melhor buteco de cada cidade. Os votos físicos são recolhidos e apurados por um instituto de pesquisas independente.

Em junho, uma comissão de jurados vai visitar os 25 campeões de cada cidade inscrita para eleger o melhor dos melhores. Cada estabelecimento vai receber três jurados, um da própria cidade e dois de outras cidades. Após esse processo, será conhecido o melhor do Brasil.

Campeões

1º Casarão do Pastel