Bares de Aparecida são premiados no Comida Di Buteco 2018

Por Elzenúbia Moreira

4 de junho de 2018

Foto: Ênio Medeiros

Oito estabelecimentos representaram o município no concurso. O Bistrô Chica Doida foi o vice-campeão e o Buteco do Filhote ficou em 5º lugar

Os ganhadores da 11ª edição do concurso gastronômico Comida di Buteco foram anunciados na manhã desta segunda-feira, 04, no Hotel K, em Goiânia. Dois bares de Aparecida de Goiânia foram premiados, Bistrô Chica Doida como vice-campeão e o Buteco do Filhote em 5º lugar. O vice-prefeito Veter Martins e o superintendente de Relações Internacionais e Turismo, Guido Marco, prestigiaram o evento.

É o segundo ano que Aparecida de Goiânia participa do concurso e conquista lugares no pódio. Veter Martins destacou os benefícios do evento para o município. “Divulga nossa cidade, botecos e as qualidades da nossa culinária para todo o país. Há dois anos, Aparecida estava fora do circuito gastronômico do concurso e graças ao trabalho da prefeitura, em especial do Guido Marco, conseguimos inserir nossos bares no cenário goiano”, ressaltou o vice-prefeito, que visitou alguns estabelecimentos e conferiu a originalidade da comida.

“Vamos fazer um bar, mas ele tem que ser decorado deste jeito”. Foi assim que há dez anos, nasceu o Chica Doida Bistrô. O boteco, que começou na casa de um amigo que trabalhava com decoração, foi o vice-campeão do Comida Di Buteco 2018. “Atualmente somos referência em Aparecida pela quantidade de arte sacra, caricatura, paisagismo e quadros diversos. Hoje, batemos na trave e para nós é uma vitória muito grande”, comemorou o proprietário Altran de Oliveira Sousa, que ficou em 16º lugar em 2017.

O Buteco do Filhote, que fica no Parque Trindade, foi o quinto colocado pela segunda vez consecutiva. Desta vez, o petisco ‘Kiev do Filhote’ foi o indicado para o título. O prato, que rende oito porções, consiste em um filé de tilápia recheado com provolone, castanha de baru e empanado no fubá e trigo. “É uma honra muito grande participar de um concurso desta grandeza, principalmente para nosso bar que tem apenas dois anos existência. Em 2017, ficamos em 5º lugar também. Dois anos, dois prêmios”, revelou Mário Rodrigues Gonçalves, dono do estabelecimento.

O superintendente de Turismo Guido Marco parabenizou os ganhadores e ressaltou o sucesso dos bares da cidade. “A gastronomia de Aparecida está crescendo por causa deste evento. Nossos botecos agora têm nome.  Vamos trabalhar para que mais estabelecimentos do município tenham a oportunidade de participar e torcer para conquistarmos o primeiro lugar na próxima edição”, almejou.

Com a missão de transformar vidas através da cozinha de raiz e resgatar histórias, o Comida di Buteco deste ano contou com 40 bares participantes e foi realizado do dia 13 de abril a 13 de maio em Goiás. Destes, oito estabelecimentos representaram Aparecida de Goiânia com receitas originais e preço fixo de R$ 25,90.

O melhor boteco goiano foi Dom Cirus, que fica no Setor Coimbra e também ganhou o prêmio Dona Benta. O terceiro e quarto colocados foram, respectivamente o Bar do Piry (Jardim América) e Recanto do Chopp (Setor Campinas). Os três estabelecimentos funcionam na capital.