Beneficiários do Bolsa Família tem até 16 de janeiro para atualizar cadastro

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Aparecida de Goiânia, 06 de janeiro de 2015 – Os beneficiários do programa Bolsa Família que ainda não realizaram a revisão cadastral têm até 16 de janeiro para atender a convocação, realizada desde maio do ano passado por meio de avisos no extrato de pagamento do benefício e pessoalmente, por equipes da Secretaria de Assistência Social do município. A data limite era inicialmente até 12 de dezembro de 2014, mas o prazo foi estendido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

As famílias que não atualizarem seus dados junto ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico – dentro desse prazo terão o benefício defitivamente bloqueado a partir de fevereiro. A convocação é para famílias que realizaram a revisão pela última vez em 2011 e a atualização deve ser feita com documentos pessoais e dos demais integrantes da família.

De acordo com a coordenação do Programa Bolsa Família em Aparecida de Goiânia, até agora, das 2,2 mil famílias que devem fazer a atualização, 744 ainda não compareceram a um dos cinco postos de atendimento existentes no município (veja abaixo). A explicação pode estar no fato de que muitos ampliaram a renda, tiveram a carteira de trabalho assinada, o que implica na perda do benefício.

Ao não realizar a revisão, no entanto, esses beneficiários terão o pagamento do recurso bloqueado, permitindo que outras famílias cadastradas no município também possam receber a assistência temporária. Os dados da Secretaria de Assistência de Aparecida apontam que atualmente o número de famílias dependentes do programa caiu em 2014 para 16,4 mil, o que significa que o acompanhamento por meio de visitas, capacitações, encaminhamento para cursos profissionalizantes e para o mercado de trabalho, por meio de parcerias com as demais secretarias e setor empresarial, tem surtido resultados.

CADÚNICO – A revisão é feita todos os anos com foco nos beneficiários que não atualizam os dados no Cadastro Único há mais de dois anos. A alteração voluntária também deve ser feita a cada vez que nascer um filho, houver mudança de escola, alteração de endereço residencial, ou qualquer outra informação relevante. Quem não recebeu o aviso no extrato de pagamento está com as informações em dia. Mas, se houver dúvidas, basta comparecer a um dos postos para a verificação.

Além do Bolsa Família, a falta de atualização dos dados no CadÚnico implica em perda de outros benefícios sociais oferecidos pelo Governo Federal, como a tarifa social de energia elétrica. Podem se cadastrar no CadÚnico qualquer família com renda total de até três salários mínimos. Os benefícios e assistência, no entanto, serão definidos pelas equipes de Assistência Social.

DOCUMENTOS – Para atualizar o cadastro, um dos membros da família deve comparecer a um posto de atendimento com os documentos de todas as pessoas da sua família. Para o responsável é preciso obrigatoriamente um documento oficial com foto – que pode ser RG, Carteira de Habilitação ou Carteira de Trabalho –, CPF ou Título de Eleitor. Famílias indígenas podem apresentar a Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI).

Para as demais pessoas, é preciso apresentar CPF ou Título de Eleitor, se houver, e pelo menos um dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI), RG ou Carteira de Trabalho. Se possível, apresentar também o comprovante de matrícula das crianças da família na escola e um comprovante de residência, que pode ser uma conta de luz.

 

POSTOS DE ATENDIMENTO DO PBF e CADÚNICO: 

CRAS Nova Olinda

Endereço: Rua Piratininga, esquina com Avenida Santana, Qd. 36, Lt. 13 – Bairro Nova Olinda.

Telefone: 3545-6033

Abrangência: Nova Olinda, Retiro do Bosque, Jardim Miramar, Rosa dos Ventos, Park Itamaraty, Park Montreal, Real Grandeza, Jardim Palmares, Jardim Acácias, Jardim Repouso, Vila Souza, Residencial Alvorada do Sul, Conjunto Ana Rosa, Loteamento Expansul, Jardim Eldorado, Vale do Sol e Jardim Planície.

 

CRAS Jardim Olímpico

Endereço: Rua X-24, Qd. 16, Lt. 52 – Jardim Olímpico.

Telefone: 3545-4711

Abrangência: Jardim Olímpico, Santa Luzia, Parque Trindade, Parque São Jorge, Setor Tocantins, Jardim dos Buritis, Parque Flamboyant, Chácara Marivânia, Vila Nossa Senhora de Lourdes, Chácara Vela Vista.

 

CRAS Garavelo

Endereço: Rua 3-C, Qd. 85, Lt. 03 (próximo ao cartório Garavelo) – Garavelo.

Telefone: 3545-4802

Abrangência: Garavelo, Jardim Tropical, Buriti Sereno, Goiânia Park Sul, Serra das Brisas, Residencial Araguaia, Setor Belo Horizonte, Residencial Caraíbas, Residencial Norte Sul, Residencial Pôr do Sol, Setor dos Bandeirantes e Aeroporto Sul.

 

Projeto Vida Nova

Endereço: Rua 4, Qd. 32, Lt. 18 – Jardim Tiradentes.

Telefone: 3545-9908

Abrangência: Jardim Cascata, Vila Delfiore, Jardim Dom Bosco, Jardim Boa Esperança, Colonial Sul, Residencial Anhembi, Campos Elíseos, Parque Ibirapuera, Jardim Riviera Sul, Jardim Tiradentes, Jardim Oliveira.

 

Posto de Atendimento Central

Endereço: Avenida B, Qd. APM – Setor Araguaia

Telefone: 3545-5986

Abrangência: Atende todas as famílias que moram nos bairros não citados acima.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)