Blitz orienta mulheres sobre prevenção ao câncer de mama

Por Rafael Ceciliano

26 de outubro de 2018

Por Rafael Ceciliano

26 de outubro de 2018


Foto: Jhonney Macena

As ações do Outubro Rosa em conscientização à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama em Aparecida não param. Na tarde desta quinta-feira, 25, mulheres que passaram pela Avenida Rio Verde, no Setor dos Afonsos, receberam orientação das servidoras da Secretaria Executiva da Mulher sobre e importância em manter uma agenda saudável de prevenção à doença. “A política da prevenção tem efeito duradouro que não conseguimos dimensionar e que duram gerações. É muito importante que as mulheres fiquem atentas à sua saúde, não somente no Outubro Rosa, mas em todos os meses”, descreveu o secretário interino da Assistência Social, José Nelis.

Com o slogan “Você é uma só! Use o tempo a seu favor!”, a campanha do Outubro Rosa deste ano, em Aparecida, resgata a relevância em administrar o tempo para fazer o autoexame constantemente. Segundo a secretária executiva da Mulher, Eudenir de Souza (Tia Deni), a prevenção é fundamental e quanto mais cedo o câncer de mama for detectado, maiores são as chances de cura. “O ideal é sempre se cuidar, por isso, estamos orientando mulheres de todas as idades para colocarem a saúde em primeiro lugar e a atenção à vida como prioridade. Essa blitz é apenas educativa, mas o cuidado com a saúde é um dever”, destaca a secretária.

Maria Rosário, de 46 anos, passava em frente ao Buriti Shopping na hora da blitz. Ela foi “notificada” e levou pra casa uma squeeze, saquinho de lixo automotivo e folders educativos. “Eu prezo pela minha saúde e, por isso, sempre faço o autoexame. Ações como esta são fundamentais para educar mulheres que não tem o costume de fazer e dizer a elas que a prevenção é o melhor remédio”, relata. Eliosmar de Araújo também recebeu orientações da equipe da prefeitura com o intuito de levar o recado para a esposa. “Minha mulher não tem o costume de fazer o autoexame, vou aproveitar o momento para alertá-la”.

Outubro Rosa – Outubro Rosa é um movimento internacional de mobilização contra o câncer de mama que surgiu em 1997 nos Estados Unidos. Desde então, são realizadas ações no mundo inteiro com o objetivo de conscientizar as pessoas em relação à prevenção pelo diagnóstico precoce e o tratamento imediato, evitando mortes pela doença. Em Aparecida, a programação dura o mês todo com rodas de conversa nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), blitz educativas pela cidade e diversas outras ações.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)