Bora de Bike reúne 4 mil ciclistas no Eixo Leste-Oeste 01, em Aparecida

Por Allan David

18 de setembro de 2022

Foto: Claudivino Antunes

Evento realizado neste domingo (18) com apoio da Prefeitura de Aparecida buscou conscientizar para o respeito aos ciclistas no trânsito e para a prática de atividade física

Domingo de sol, com temperatura um pouco mais amena e muito alto astral. Foi a combinação perfeita para estimular os 4 mil ciclistas que participaram hoje (18) do passeio ciclístico Bora de Bike, que percorreu 13,5 quilômetros de avenidas novas e espaçosas do Eixo Leste-Oeste 01 e do Eixo Leste-Oeste 02, na região do Grande Garavelo.

Realizado pela Record TV Goiás, com apoio da Prefeitura de Aparecida e de outras empresas e instituições parceiras, o Bora de Bike buscou levar à comunidade a mensagem do respeito aos ciclistas no trânsito e uma vida mais saudável, com prática de atividade física.

Animadores do Trenzinho Maça do Amor agitaram o público durante o passeio – Foto: Claudivino Antunes

E os aparecidenses compareceram em peso ao passeio ciclístico, que deu aos participantes o privilégio de serem os primeiros a passar pela recém-concluída ponte que agora interliga a Avenida 1ª Radial, no Bairro Cardoso, à Avenida Guajupia, no Jardim Helvécia.

Ciclistas também de Goiânia, Trindade, Senador Canedo e de outras cidades viram de perto os novos eixos estruturantes de Aparecida. Durante o percurso, que começou na Praça do Índio, no Jardim Helvécia, e foi até o Goiânia Park Sul, os participantes receberam o apoio de populares ainda no Bairro Cardoso e nos setores Buriti Sereno e Jardim Boa Esperança.

Evento reuniu integrantes de diversos grupos de pedal – Foto: Claudivino Antunes

A dona de casa Alaíde Santana Silva, do setor Nova Cidade, participou do Bora de Bike pela segunda vez. Ela esteve na edição de março deste ano, realizada na Região Leste de Aparecida, no também novo Eixo Leste-Oeste 04. Alaíde levou duas amigas para pedalar com ela hoje. “Dá uma motivação a mais, porque aí a gente fofoca”, brincou a ciclista.

Morador do Bairro Cardoso, Divino Eterno Barbosa levou para o passeio sua companheira já de 35 anos: uma bicicleta para estrada que ele comprou em 1987. Com 40 anos de experiência no pedal, Divino se declarou um eterno apaixonado pela ‘magrela’. E desabafou: “O pedal para mim é tudo, é incentivo, é saúde mental, física e espiritual”.

Mobilidade urbana em Aparecida

O prefeito Vilmar Mariano se juntou à multidão de ciclistas e pedalou por todo o percurso. Acompanhado da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Sulnara Santana, ele ressaltou que Aparecida, com seus quase 80 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas, preza pela mobilidade urbana e pela segurança também dos ciclistas e pedestres.

“A intenção é aumentar ainda mais as opções de ciclovias e ciclofaixas de Aparecida para incentivar as pessoas a praticarem esse esporte tão importante”, disse o prefeito Vilmar.

Prefeito Vilmar e Dário Valentino, da Record TV Goiás, deram o exemplo: saúde e bem-estar – Foto: Wigor Vieira

Dário Valentino, diretor comercial e de marketing da Record TV Goiás, enalteceu as iniciativas da Prefeitura de Aparecida para promover a inclusão e o respeito mútuo no trânsito. “É preciso respeitar as minorias e essas pessoas que são mais frágeis no trânsito, como os pedestres e os ciclistas. O trânsito é para toda a sociedade.”

Sorteio de seis bikes novas

O passeio terminou com sorteio de seis bikes, acompanhadas de kits de segurança do ciclista. Para Ivone Ferreira, Driadna Santana, Yuri Henrick de Paula, Fábio Alves da Costa, Diogo Gonçalves e Natália Mendes Ferreira, a alegria de participar do Bora de Bike foi em dobro. Cada um deles voltou para casa com uma bike novinha.