BRK Ambiental assume obras de saneamento do município e promete celeridade

2 de agosto de 2017

Aparecida de Goiânia, 02 de agosto de 2017 – A pedido do prefeito Gustavo Mendanha, os representantes da BRK Ambiental – empresa que acaba de assumir a responsabilidade pelas obras de Saneamento do município – fizeram na manhã desta terça-feira (02) uma prestação de contas a respeito do andamento das obras de universalização do esgotamento no município de Aparecida.

De acordo com Gustavo, é preciso saber os pontos que estão previstas obras de esgotamento sanitário para poder programar a pavimentação dos bairros da
cidade, evitando assim cortes futuros no asfalto. “Um asfalto recortado causa danos futuros à população, por isso nosso interesse em saber o calendário da empresa de saneamento, para que assim possamos também planejar o programa de pavimentação da prefeitura” – pontuou o prefeito.

O diretor da empresa em Goiás, engenheiro Tadeu Ramos, explica que a BRK Ambiental assumiu as responsabilidades pelas obras no município no mês de abril mas que, independente do que já havia sido feito, seguirá a meta de universalizar o esgotamento sanitário do município até o final de 2019, como rege o contrato. “Os anos de 2015 e 2016 foram muito difíceis não penas pela crise ética mas também pela crise econômica. reiteramos o compromisso de cumprir a meta” – esclarece o diretor.

O prefeito enfatizou a necessidade de dar celeridade às obras de Estação de Tratamento (ETE) Santo Antônio para que regiões que estão em pleno desenvolvimento urbanístico e socioeconômico, como a Região Leste, não tenha seus projetos prejudicados. Temos ali o prédio da Universidade Federal de Goiás, por exemplo, além de dois bairros cujos recursos já foram transferidos pela Caixa Econômica Federal para obras de pavimentação que soe podem ser realizadas após o término da conclusão do esgotamento e da rede de água; como o Jardim Miramar e o Retiro do Bosque.

“Corremos o risco de perder estes recursos caso não consigamos iniciar essas obras a tempo” – lembra Gustavo. O diretor de Engenharia da explicou que obras deste tipo costumam ser demoradas devido à complexidade técnica e também pelas demoras nas desapropriações dos terrenos. “Estamos tendo dificuldades na desapropriação de terrenos da região da Pedreira, em alguns lotes da Vila Maria, do Jardim Bonanza e ao longo do Córrego Tamanduá. São todos casos de Utilidade Pública” – pontua o diretor.

Tadeu Ramos explica que outro fator de demora são as erosões existentes em algumas regiões. “Alguns empreiteiros que são contratados para fazer obras fáceis não precisam ter este tipo de responsabilidade que nós temos. Quando se faz uma obra de saneamento não se pode desprezar um problema de erosão, não se pode apenas modificar o local e fingir que o problema não existe. Temos que encontrar soluções que não afetem a qualidade do nosso serviço e isto acaba levando tempo” – esclarece.

O vereador Nascimento (DEM) levantou dúvidas sobre a necessidade de se faz alguma intervenção na região do Vera Cruz, onde em breve entrará em funcionamento o Hospital Municipal. “Será que com o aumento da demanda na região não será necessária esta intervenção? – questiona”. O presidente da Câmara Municipal, Vereador Vilmar Mariano (PMDB), aproveitou para convidar os representantes da BRK Ambiental para participarem de audiência pública na Casa para terem a oportunidade de sanar todas as dúvidas da população. Pedido que foi aceito de imediato por Tadeu Ramos.

Durante o balanço a empresa relatou que foram feitos 258 quilômetros de redes coletoras e 21,9 mil ramais de ligação e também 10 quilômetros de interceptores, coletores e sifões e linhas de recalque. Até agora já foram beneficiados os bairros: Marista Sul, Andrade Reis, Jardim dos Girassóis, Serra Dourada, 2 e 3, Loteamento Santa Luzia, Colina Azul, Loteamento Rio Vermelho, Comendador Walmor, Setor dos Estados, Cidade Livre, Village Garavelo, Parque Trindade I, II e III, Parque São Jorge, Independência Mansões, Jardim Florença e Parque Hayala.

Além dos setores Jardim Riviera, Parque das Nações, Jardim Cardozo II, Jardim Itapuã, Jardim Imperial, Jardim Olímpico, Vila Alzira, Jardim Maria Inês, Sitios Santa Luzia, Tocantins, Parque Primavera, Vila Real, Chácara São Pedro, Chácara Bela Vista, Jardim Bela Vista, Jardim dos Buritis, Parque Flamboyant, Santa Luzia, Jardim Palácios, Jardim Transbrasiliano, Nossa Senhora de Lourdes, Vila São Jorge, Parque São Jorge, Vila Santa, Jardim Nova ERa, Residencial Santa Fé e Jardim Imperial.

Presenças

Estiveram presentes o vice-prefeito e secretário de Governo, Veter Martins, e os secretários Mário Vilela (Infraestrutura), Valéria Pettersen (Projetos e Captação de Recursos), Ezízio Barbosa (Meio Ambiente e Sustentabilidade), André Luiz (Fazenda), Afonso Boaventura (Casa Civil), Max Menezes (Desenvolvimento Urbano), Cleomar Rocha (Ciência, Tecnologia e Inovação), Adriano Montovani (Trabalho), Ozair José (Desenvolvimento Econômico), Tatá, Articulação Política; além do procurador geral, Fábio Camargo, e do presidente do AparecidaPrev, Tarcísio dos Santos.

Texto: Frederico Noleto