Caged: Aparecida é a 4ª cidade do Centro-Oeste que mais criou empregos em janeiro

Por Allan David

15 de março de 2022

Por Allan David

15 de março de 2022

Aparecida de Goiânia empregos
Foto: Enio Medeiros

Município tem hoje 104 mil trabalhadores com carteira assinada, quase 5 mil a mais do que em janeiro de 2021; programa municipal divulga semanalmente centenas de vagas

Aparecida foi o quarto município do Centro-Oeste que mais gerou novas vagas de emprego em janeiro deste ano, superando 463 cidades dos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e do Distrito Federal (DF). É o que apontam dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O relatório indica que Aparecida criou 1.149 novos postos de trabalho em janeiro. Com esse resultado, a cidade governada pelo prefeito Gustavo Mendanha despontou na geração de empregos no Centro-Oeste, formando o top 4 da região ao lado de Goiânia (4.273 novas vagas), Brasília-DF (3.107) e Sorriso-MT (1.196).

O setor de serviços foi o que mais criou oportunidades de trabalho formal em janeiro em Aparecida, com 61% do total de novas vagas (701 empregos), seguido da indústria (15,5%), comércio (11,9%) e construção (11,5%).

No panorama geral, Aparecida encerrou janeiro de 2022 com 104.144 pessoas trabalhando na cidade com carteira assinada. Esse número é quase 5% maior do que os postos de trabalho sob regime celetista que estavam ocupados no município em janeiro de 2021 (99.515 empregos formais).

“A receita para a geração de empregos é diálogo, investimento em formação de mão de obra qualificada, desburocratização na administração pública e incentivo ao empreendedorismo. É tudo o que temos feito nos últimos anos na gestão da cidade, favorecendo, assim, o ambiente de negócios, e, obviamente, o acesso da população ao emprego e a uma fonte de renda segura”, analisa o prefeito Gustavo Mendanha.

Políticas públicas para geração de empregos

Uma das iniciativas da Prefeitura de Aparecida para fomentar a geração de empregos é o Sistema Municipal de Empregos (Sime), pelo qual são ofertadas semanalmente centenas de vagas com carteira assinada. No Sime, a Prefeitura é informada pelas empresas das vagas em aberto e as divulga na imprensa, aumentando as chances de os candidatos serem absorvidos mais rapidamente no mercado de trabalho.

“Para acelerar mais o processo, nós direcionamos os candidatos às empresas já com a carta de encaminhamento para entrevista de trabalho, desde que eles preencham os perfis das vagas. Tudo é feito de forma bem prática, nas agências do SAC [Serviço de Atendimento ao Cidadão]”, diz o secretário de Trabalho de Aparecida, Jeferson Ferreira.

Numa parceria com instituições de ensino parceiras, a Prefeitura de Aparecida também disponibiliza à população a plataforma Espaço do Trabalhador. É um site criado pela Secretaria Municipal do Trabalho onde os interessados podem fazer cursos profissionalizantes ou de aperfeiçoamento gratuitamente.