Cai o número de roubos e furtos nas escolas municipais de Aparecida

Por Ana Paula Moreira

25 de setembro de 2017

Por Ana Paula Moreira

25 de setembro de 2017

Foto: Claudivino Antunes

O número de roubos e assaltos às escolas e Centros de Educação Infantil municipal de Aparecida caiu mais de 30% em 2017 em comparação com o mesmo período do ano passado. É o que aponta o levantamento feito pela Guarda Civil Municipal, onde foram considerados casos registrados por meio de Boletim de Ocorrência na instituição.

Em 2016, foram registrados 885 ocorrências, uma média de 74 por mês. Este ano o número caiu consideravelmente, segundo o registro do Grupo de Ronda Escolar de Aparecida (G.R.E). Até setembro, foram contabilizados, entre roubos, furtos e prisões, 480 casos. Em comparação a julho do último ano, que foi o mês com maior incidência de roubos, houve uma queda de 72% desse número.

A diminuição dos casos deve-se a intensificação do trabalho realizado pela Guarda Civil Municipal (GCM) em parceria com a secretaria de Educação e Cultura. O Grupo Especializado de Ronda Escolar, conta com 35 guardas no serviço preventivo e ostensivo 24 horas por dia, também nos finais de semana e feriados. Ao todo, a equipe garante a segurança de 89 unidades escolares, sendo 30 CMEIs e 59 escolas.

“Esses números são animadores e graças à dedicação da Guarda Civil e do Grupo Especializado de Ronda Escolar conseguimos chegar a esse bom resultado. Além do trabalho em conjunto entre Guarda Civil Municipal e comunidade,  fizemos novas estratégias que garantem a segurança nas escolas”, frisou o secretário de Mobilidade e Defesa Social, Arnaldo Leite.

Outro fator que contribuiu para a diminuição do número de crimes, em conjunto com os alarmes de segurança e presença ostensiva da guarda, foi o videomonitoramento presente nas unidades. Neste ano as câmeras receberam novas correções, manutenções e foram reajustadas e recolocadas em pontos mais estratégicos, que ajudam também na redução do vandalismo, que era muito comum nos anos anteriores.

Além de todas as estratégias de segurança, a secretária de Educação e Cultura realiza um trabalho de conscientização com a comunidade. Diretores e coordenadores das unidades escolares colocam a segurança em pauta durante as reuniões de pais. “O envolvimento da comunidade também é fundamental para inibir os criminosos. Denunciar uma atitude suspeita ou mesmo um flagrante pode evitar furtos e depredação do patrimônio público”, ressaltou o secretário de Educação e Cultura, Rodrigo Caldas.