Caminhada encerra agenda do Janeiro Branco em Aparecida

Por Frederico Noleto

30 de janeiro de 2020

Por Frederico Noleto

30 de janeiro de 2020


Foto: Arquivo

O mês de janeiro chega ao fim e com ele as atividades relacionadas ao Janeiro Branco, período em que chamamos a atenção para a necessidade de cuidados com a Saúde Mental. Durante todo o mês Aparecida se cobriu de solidariedade e de carinho e agora encerra a agenda com a Caminhada do Janeiro Branco. O evento, que acontece às 9h desta sexta-feira (31), é promovido pelo CAPS Bem Me Quer, que fica no setor Araguaia. “A ideia é focarmos no cuidado mútuo e coletivo para problemas que são cada vez mais comuns e que de alguma forma acabam nos afetando em diferentes graus. A Caminhada do Janeiro Branco é um evento alegre e carinhoso. Um ato de amor e de solidariedade, que ajuda a quebrar preconceitos. Demonstrando que mesmo nos momentos difíceis, sempre haverá uma mão amiga para nos ajudar” – pontua a coordenadora de Saúde Mental, Carolina Sartori.

Ela explica que a Coordenação de Saúde Mental de Aparecida desenvolve projetos de integração e de reinserção à sociedade aos pacientes, oferecendo tratamentos eficazes e humanizados para os mais variados tipos de transtornos. São serviços de excelência, prestados durante todo o ano, que proporcionam qualidade de vida. Tudo isso com o acolhimento e o respeito que se espera. “Durante os chamados “Janeiro Branco” e “Setembro Amarelo”, os profissionais e entidades de todo o mundo discutem temas da Saúde Mental e de Prevenção ao Suicídio. Esses temas acabam recebendo destaque por conta da incidência cada vez maior de transtornos que nos acometem, principalmente nas grandes cidades. E o objetivo dessas agendas é justamente dar o devido destaque para isso. Por isso saiba, os serviços oferecidos pelo município na área da Saúde Mental estão disponíveis 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Segundo Carolina, a Rede de Saúde Mental de Aparecida é uma das mais qualificadas do país e está pronta para atender a população de diversas formas. “Se você ou alguém de sua família sofre algum tipo de transtorno, como depressão, esquizofrenia, dependência química ou mesmo ansiedade, procure as nossas unidades para um atendimento profissional e humanizado” – frisa. Ela conta que, ao falar de Saúde Mental, não se deve falar apenas dos transtornos mais severos conhecidos por todos. “Queremos falar sobre bem estar e autocuidado, sobre as diversas possibilidades de se encontrar uma maneira de viver bem. De promover o equilíbrio sobre as dificuldades que nos cercam. E esta quebra do paradigma, de que adoecer é apenas para algumas pessoas e não para outras, é um dos grandes desafios” – completa.

Para ela, pequenos hábitos considerados saudáveis, como a prática de esportes, ter um hobby, ter uma roda de amigos ou mesmo atos simples, como passear com seu cachorro fazem toda a diferença e acabam sendo essenciais para nos elevar a autoestima tão necessária para as batalhas do dia-a-dia. “No entanto, quando aparecem sintomas como tristeza profunda, falta de energia, delírios e dificuldades de se relacionar; ou ainda a dependência química, existe uma série de serviços gratuitos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que têm ajudado muita gente” – pontua. A Saúde Mental de Aparecida conta com cerca de 45 psicólogos que atendem em conjunto com equipes multiprofissionais nas diversas unidades da rede, responsáveis por mais de cinco mil atendimentos mensais. Para mais informações, ligue no número 3545-5969 / 9690 / 9106.

Serviço:
Assunto: Caminhada Janeiro Branco;
Data: sexta-feira (31/01);
Horário: 9h;
Saída: CAPS Bem Me Quer (Avenida B, Quadra E, Lote 9, setor Araguaia).
Chegada: Praça da Matriz.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)