Caminhada ‘Eu Vou de Rosa’ reforça a importância do autocuidado para as mulheres

Por Rayane Novais

19 de outubro de 2022

Por Rayane Novais

19 de outubro de 2022

caminhada Eu Vou de Rosa
Foto: Claudivino Antunes

“Essa luta é nossa”, foi a mensagem que a caminhada Eu Vou de Rosa levou às mulheres e a sociedade aparecidense

A secretaria de Assistência Social, por meio da Secretaria Executiva da Mulher, realizou nessa quarta-feira, 19, a caminhada “Eu Vou de Rosa” para conscientizar o público feminino sobre a importância do autocuidado na prevenção ao câncer de mama.  O encontro reuniu dezenas de pessoas, entre elas servidores da prefeitura de Aparecida e populares que caminharam, entusiasmados, do Anfiteatro até o Aparecida Shopping.

A ação em alusão ao outubro rosa iniciou no Anfiteatro Municipal Cantor Leandro com uma palestra ministrada pelo médico especializado em Oncologia Clínica, Dr. Gabriel Santiago, que abordou o tema: ‘Prevenção, fatores de risco e diagnóstico do câncer de mama’. Após a fala do médico o público teve a oportunidade de participar de uma roda de conversa, momento em que o profissional se colocou à disposição para tirar dúvidas acerca da doença.

Para a primeira-dama e Secretária de Assistência social, Sulnara Santana, promover e participar de eventos como esse é gratificante, “hoje foi um dia diferente, tivemos a palestra como diferencial, pois o nosso público teve a oportunidade de esclarecer suas dúvidas e entender a importância da prevenção e do autocuidado”.

A secretária Executiva da Mulher, Eudenir de Souza, falou que fazer movimentos como esse não é trabalho, é uma missão, “o nosso objetivo é conscientizar as mulheres para se colocarem na lista de prioridades em relação a saúde, para que elas sintam prazer de viver. As mulheres precisam de acolhimento, de ajuda, de se cuidarem e nós estamos aqui para ajuda-las, por isso eu digo que essa luta é nossa”, finalizou a secretária com muito entusiasmo.

Durante o mês de outubro e novembro será liberado a realização de Check-in para exame de mamografia em todas as UBS’s – Unidade Básica de Saúde. “Precisamos e vamos fazer essas ações não só durante o mês de outubro, mas em todo o ano. Nosso intuito é salvar vidas e não deixar faltar tratamento adequado”, informou o Secretário de Saúde, Alessandro Magalhães.

A vereadora Camila Rosa, participou do evento e durante a caminhada ela falou sobre a importância do outubro rosa, “é possível perceber que o objetivo está sendo alcançado. A prevenção é o melhor caminho e nesse momento podemos perceber o empenho de toda a equipe para cuidar e acolher as mulheres”.

A servidora Márcia Martins é moradora do Jardim Ipiranga e participou da caminhada com muita animação, “é um momento muito importante porque conscientiza que nós mulheres somos cuidadoras e por isso precisamos cuidar de nós mesmas”.