Campanha da Fraternidade 2019 discute temas sociais em audiência pública com prefeito e vereadores de Aparecida

Por Ruslayra Peixoto

12 de março de 2019

Por Ruslayra Peixoto

12 de março de 2019

Foto: Enio Medeiros

A fim de discutir as políticas públicas, visando trazer melhorias para o município com a ajuda igreja. Nesta manhã, 12, o prefeito Gustavo Mendanha e o vice Veter Martins participaram, na Câmara Municipal de Aparecida, de audiência pública que discutiu o tema da Campanha da Fraternidade 2019, que neste ano é “Fraternidade e Políticas Públicas” e é inspirada no texto bíblico “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27).

“Pedimos que durante esses quarenta dias que antecedem a páscoa, alimentem-se do amor cristão, através das políticas públicas, que também pode ser chamada de caridade, o que é diferente de políticas partidárias”, clamou o Arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, que ressaltou que “esta é uma questão do poder público, mas também da sociedade em geral, que pode ser as mãos longas da cidade, onde o poder público por inúmeros motivos não pode chegar”, explicou.

Ele ainda questionou qual seria a relação da Igreja com as políticas públicas. “A intenção da campanha não é falar de política ou eleições. Pretendemos estimular a reflexão sobre um conjunto de ações a serem implementadas pelos gestores públicos, contribuindo para elaboração de políticas públicas em diversas áreas como saúde, educação, segurança, meio ambiente e outras”, destacou.

O prefeito Gustavo Mendanha participou da audiência e enfatizou a importância desse trabalho para a cidade. “O poder público tem que estar aberto para conversar com a comunidade, igrejas e associações. E hoje a igreja católica através do arcebispo e do reitor da PUC, estão aqui dando uma aula para nós gestores. O que auxilia a todos nós gestores na hora de tomar decisões que visam melhorias para o município”, ressaltou.

A campanha tem como objetivo o fortalecimento da cidadania e o bem comum, além de debater e estimular a participação da sociedade nas políticas públicas. “Nós temos que envolver a comunidade nessa campanha, trazer as políticas públicas para dentro da igreja. Fazer com que o cidadão tenha o conhecimento e possa participar mais efetivamente das decisões de melhoria para a nossa cidade”, pontuou o vice-prefeito Veter Martins.

Antes de finalizar a audiência pública, o presidente da Casa, Vilmar Mariano, entregou a Dom Washington uma placa em homenagem ao Arcebispo por seus trabalhos junto à Igreja para a melhoria da vida das pessoas.  “Representando todos os vereadores e independente de religião, nosso intuito é somar forças com a Campanha da Fraternidade e sermos agentes que auxiliam na conquista dessas políticas públicas para a comunidade”, pontuou o presidente.

A Promotora de Justiça, Suelena Carneiro, representou o Ministério Público de Goiás e ressaltou o oportuno momento para debater tal assunto. “Colheremos frutos desse tema, principalmente por conta da atual fase do país, que passou por inúmeras tragédias recentemente. Não será o presidente, governador ou prefeito sozinhos que resolverão o problema, por isso é necessário compreender como são construídas as políticas públicas e despertar no cidadão o interesse por elas”, pontuou a promotora.

Campanha

A Campanha da Fraternidade é uma campanha realizada anualmente pela Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil no período da Quaresma que vai da quarta-feira de Cinzas ao domingo de Páscoa. A cada cinco anos é promovida de forma ecumênica em conjunto com outras denominações cristãs.

Seu objetivo é despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução. A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação. A campanha é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).