Campanha de Combate à Sífilis mobiliza população a partir desta quarta, 18

Por Ana Clara Dias - SMS

16 de outubro de 2017

Foto: Ministério da Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde realiza em Aparecida nos dias 18, 19 e 20 de outubro, a Campanha Nacional de Combate à Sífilis. O objetivo da campanha no município é realizar diagnóstico de sífilis, gestantes e parcerias sexuais, ampliar as informações sobre a doença, além de orientar as gestantes sobre a importância do tratamento adequado no pré-natal e mobilizar a população quanto à importância do uso do preservativo, diagnóstico precoce e tratamento correto.

No dia 18 de outubro, quarta-feira, a coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Aids e Hepatites Virais vai realizar uma ação na empresa Brasil Telecom, em parceria com a coordenação estadual. O evento será das 9h às 16h com distribuição de preservativos, material educativo testes rápidos com o Centro de Testagem e Aconselhamento Itinerante e orientações pré o pós-testes.

No dia 19 de outubro, a campanha será no Buriti Shopping, também em parceria com a coordenação estadual, das 10h às 16h. A programação é a mesma: distribuição de preservativos, material educativo testes rápidos com o Centro de Testagem e Aconselhamento Itinerante e orientações pré o pós-testes.

Na próxima sexta-feira, 20 de outubro, a ação passará pelo Cais Colina Azul, das 9h às 16h. A SMS vai promover um café da manha para as gestantes; palestras sobre a sífilis durante a gravidez e sífilis congênita, além de distribuição de preservativos e material educativo.

O Dia Nacional de Combate à Sífilis é comemorado todo terceiro sábado do mês de Outubro. Considerando o número elevado de casos novos de Sífilis em Aparecida de Goiânia, a Secretaria de Saúde, por meio do Programa de IST/Aids e Hepatites Virais, está mobilizando a população, informando sobre as formas de transmissão, tratamento, os riscos durante a gravidez e a importância do tratamento das parcerias sexuais.

No Brasil, as estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) de infecções de transmissão sexual na população sexualmente ativa, a cada ano, indicam 937.000 casos de sífilis e 1 milhão de casos de sífilis entre as gestantes. Em Aparecida foram notificados em 2016, 439 casos de sífilis em adulto, 116 casos de sífilis em gestantes e 48 casos de sífilis congênita.

A doença e o tratamento

A Sífilis é uma doença infecciosa de transmissão sexual, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode-se manifestar em quatro estágios. Os maiores sintomas ocorrem nas duas primeiras fases, período em que a doença é mais contagiosa. O terceiro estágio, classificado como período de latência, não apresenta sintomas, o que dificulta a busca por atendimento, o seu diagnóstico é feito por sorologia. Todas as pessoas sexualmente ativas devem realizar o teste para diagnosticar a sífilis, principalmente as gestantes, pois a sífilis congênita pode causar aborto, má formação do feto e/ou morte ao nascer.

O teste deve ser feito na 1ª consulta do pré-natal, no 3º trimestre da gestação e no momento do parto (independentemente de exames anteriores). O cuidado também deve ser especial durante o parto para evitar sequelas no bebê, como cegueira, surdez e deficiência mental. Porem, o cuidado deve se estender para toda população, considerando os danos que podem acometer o adulto com Sífilis.

Quando não há evidencia de sinais e ou sintomas, é necessário fazer o teste rápido, que se caracteriza pela execução, leitura e interpretação dos resultados feitos em, no máximo, 30 minutos, sem a necessidade de estrutura laboratorial. Por estes motivos, os testes rápidos para sífilis fazem parte das estratégias do Departamento de IST, Aids e Hepatites Virais para ampliar a cobertura diagnóstica desse agravo, bem como o tratamento.

PROGRAMAÇÃO DA CAMPANHA DE COMBATE À SÍFILIS

Data: 18 de Outubro de 2017 (quarta-feira)

Hora: 9h às 16h

Local: Brasil Telecom (Em parceria com a Coordenação estadual de IST/Aids e Hepatites Virais).

Atividades: Distribuição de preservativos e material educativo; Orientações pré o pós testes; Testagem rápida;

Data: 19 de Outubro de 2017 (quinta-feira)

Hora: 10h às 16h

Local: Buriti Shopping (Em parceria com a Coordenação estadual de IST/Aids e Hepatites Virais).

Atividades: Distribuição de preservativos e material educativo; Orientações pré e pós-testes; Testagem rápida;

Data: 20 de Outubro de 2017 (sexta-feira)

Hora: 9h às 16h

Local: Cais Colina Azul

Atividades: Café da manhã para as gestantes; Palestras sobre a sífilis durante a gestação e sífilis congênita Distribuição de preservativos e material educativo.