Campanha de Prevenção às Hepatites Virais conscientiza população e oferece serviços gratuitos

Por Ana Clara Dias - SMS

28 de julho de 2017

Por Ana Clara Dias - SMS

28 de julho de 2017

Foto: Wigor Vieira - SMS

Quem passar pelo Buriti Shopping nesta sexta-feira (28) poderá participar da Campanha de Prevenção às Hepatites, organizada pela Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. O evento oferece, até às 16 horas, testes rápidos de Hepatites B e C, sífilis e HIV, vacina contra Hepatites B e C, distribuição de preservativos, material educativo e orientações sobre as formas de tratamento.

“É muito importante fazer exames todo ano, porque quando descobrimos uma doença de forma precoce as chances de cura são boas. Eu aproveito toda campanha e faço o teste rápido e falo para todas as pessoas que conheço fazer também”, contou a aposentada, Maria Firmino Santos da Silva.

A previsão é que cerca de 125 pessoas façam o teste, mas o objetivo da Campanha é atingir o maior número de pessoas possível com orientações e outros serviços oferecidos nesta sexta. Os exames são realizados pelo micro-ônibus do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA itinerante). Durante a semana que antecede a Campanha foi encaminhado às Unidades de Saúde e Equipes de Saúde da Família materiais educativos e preservativos para a realização de ações específicas com a comunidade local de cada unidade.

“O incentivo ao uso do preservativo, o cuidado no compartilhamento de materiais perfuro cortantes e o diagnóstico e tratamento precoces são estratégias que influenciam diretamente na redução de mortalidade pelas Hepatites Virais. Além disso, a vacinação contra a Hepatite B é de grande importância. A vacina é ofertada nas salas de vacina das unidades de saúde para toda a população”, ressalta Ana Paula Vieira, responsável pelo Programa de DST/HIV/Aids e Hepatites Virais no município.

Ainda segundo Ana Paula Vieira, a estratégia utilizada na campanha, e que deverá se estender por todo ano, será a “Prevenção Combinada”. O objetivo é associar o estímulo aos métodos de prevenção ao diagnóstico e tratamento precoces. “É de grande importância que a população saiba das formas de prevenção das Hepatites Virais, mas também participem da campanha, procurando o Centro de Testagem e Aconselhamento para realizarem exames não só das Hepatites B e C, mas também de HIV e Sífilis, com o objetivo de diagnosticar e tratar precocemente essas doenças”, pontuou.

As pessoas que não puderem participar da Campanha, podem procurar as unidades que realizam os testes no município, que são as UBS do Andrade Reis, Bandeirantes, Anhambi, Boa Esperança, Buriti Sereno, Cândido de Queiroz, Papillon Park, Expansul, Independência Mansões, Jardim Bela Vista, Madre Germana, Mansões Paraíso, Nova Olinda, Pontal Sul II, Santa Luzia, Pontal Sul, Porto das Pedras, Retiro do Bosque e Rosa dos Ventos. Os resultados positivos receberão atendimento com infectologista ou hepatologista no ambulatório de IST/HIV/AIDS de Aparecida de Goiânia.

Em 2016, Aparecida registrou 185 casos notificados de Hepatites B e C. Em 2017, foram 98 até agora. Foram realizados ainda no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) também este ano 762 testes de Hepatite B e 627 testes de Hepatite C. Estão em tratamento no Ambulatório de IST/Aids e Hepatites Virais, que fica na Vigilância Epidemiológica da SMS, 227 Pacientes com Hepatite B e 232 Pacientes com Hepatite C.