Campanha de Vacinação Antirrábica de Aparecida prevê imunizar mais de 70 mil cães e gatos

Por Polliana Martins e Daniela Ribeiro

11 de setembro de 2021

Por Polliana Martins e Daniela Ribeiro

11 de setembro de 2021


Foto: Enio Medeiros

A Campanha foi aberta neste sábado, 11 e segue até 27 de novembro. Além do Centro de Zoonoses, a ação será descentralizada para diversos pontos da cidade durante a semana e nos próximos finais de semana até o final da campanha. A imunização também pode ser agendada a domicílio para quem tem mais de cinco cães ou gatos

A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida (SMS) iniciou neste sábado, 11, no Centro de Zoonoses, no etor Pontal Sul, a Campanha de Vacinação Antirrábica Canina e Felina de 2021. A ação se estenderá até o próximo 27 de novembro. Neste ano, devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19, a imunização será descentralizada para facilitar, com segurança e eficiência, o acesso das pessoas às vacinas para seus animais. Para tanto, a SMS divulgará, na próxima semana, os endereços de mais postos de vacinação espalhados pela cidade.

Neste ano, a meta da superintendência de Vigilância em Saúde da SMS é a de vacinar cerca de 72 mil animais na cidade que possuem mais de três meses de idade, incluindo fêmeas prenhas ou que acabaram de ter filhotes e estejam amamentando. Joaquim da Silva Pereira Neto levou o pet da família ao drive montado no Centro de Zoonoses para receber a vacina antirrábica na manhã deste sábado. “Foi bem tranquilo. Com o drive temos mais segurança por conta da época de pandemia”, comentou ele.

A doutora Lis, cachorrinha da Brisa Paiva também foi vacinada nesta manhã. “Os animais precisam ser vacinados para terem saúde, por isso acho essa campanha é muito boa. E dentro do carro, em formato drive, dá até mais segurança para os animais no momento da aplicação da vacina”, disse a moradora de Aparecida. O Pet´s Drive do Centro de Zoonoses funcionará de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30. Aos sábados, o local atende das 8h às 16h. A unidade é situada na Rua Reno esquina com Rua Rodeio, quadra 54, no Setor Pontal Sul 2.

“Haverão outros pontos de vacinação descentralizados durante a semana e aos finais de semana. Vamos passar os locais no decorrer da campanha. Nosso objetivo é abranger toda a cidade para imunizar o maior número possível de animais de estimação, evitando a doença da raiva”, comentou a Superintendente em Vigilância em Saúde da SMS.

Além disso, o CZ também oferece vacinação em domicílio, via agendamento, para quem tem mais de cinco animais. A solicitação deve ser feita pelos números 3545-5921 e 3545-5922 de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30.

Proteção indispensável

O Secretário de Saúde Alessandro Magalhães explica que a raiva é uma doença infecciosa aguda que pode ser transmitida do animal para o homem através de mordidas, arranhões ou lambidas de animais contaminados. “Levar seu cachorro ou gato para vacinar é uma demonstração de responsabilidade social e de afeto e respeito pelos animais. Se contaminados, esses bichos podem apresentar sinais como agressividade, medo, depressão, ansiedade e demência, podendo falecer em até uma semana após a apresentação dos sintomas,” acrescenta o gestor.

O chefe do Centro de Zoonoses, o veterinário Thulio Durães, esclarece que a vacina só não é indicada para animais doentes, subnutridos, com alta carga parasitária e em condições de estresse: “Se necessário, avaliamos quando há risco na imunização e conversamos com os proprietários para orientá-los”.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)