Campanha de Vacinação contra a Covid-19

Começou na quarta-feira, 20 de janeiro de 2021, a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 em Aparecida de Goiânia.

Até o momento, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu 16 mil doses de vacinas para a primeira aplicação, divididas em três lotes. O primeiro, com 7,2 mil doses de Coronavac, imunizante desenvolvido pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Butantan, foi destinado a profissionais de saúde da linha de frente e idosos e deficientes que moram em instituições de longa permanência. A aplicação dessa remessa ocorreu in loco, com as equipes de Imunização da Prefeitura visitando as unidades de saúde (públicas e privadas) e abrigos da cidade.

O segundo lote, com 5 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford, desenvolvida pelo laboratório indiano Serum, começou a ser aplicado no dia 4 de fevereiro. Os imunizantes foram destinados a profissionais de saúde que trabalham com atendimento a pacientes em Aparecida de Goiânia e idosos acima de 85 anos residentes no município. A aplicação dessa remessa ocorreu em cinco postos de vacinação da cidade.

O terceiro lote, com 3,8 mil doses de Coronavac, tem sido destinado exclusivamente a idosos, sendo que em um primeiro momento para aqueles com mais de 85 anos e em um segundo momento também para aqueles acima de 80 anos de idade. A imunização com essa remessa começou no dia 11 de fevereiro e também está ocorrendo nos cinco postos de vacinação da cidade.

Segunda dose

A SMS também já recebeu 7,2 mil vacinas da Coronavac para a aplicação da segunda dose, visto que a imunização contra a Covid-19 disponível na cidade ocorre em duas etapas, com a aplicação de duas doses. Esse lote tem sido destinado aos profissionais de saúde da linha de frente e idosos e deficientes que moram em instituições de longa permanência. A aplicação tem ocorrido in loco, com as equipes de Imunização da Prefeitura visitando as unidades de saúde (públicas e privadas) e abrigos da cidade.

O intervalo entre a primeira e a segunda dose da Coronavac é de 28 dias. Já o intervalo da Astrazeneca é de 12 semanas. Assim, em Aparecida, quem recebeu a primeira dose em algum dos cinco postos fixos de vacinação (nos 2 drive-thrus ou nas 3 UBS’s), a segunda dose será aplicada nestes mesmos locais seguindo um cronograma específico escrito no cartão de vacinação.

Próximos passos

Ao todo, segundo informações do Governo Federal, virão 200 mil doses para a cidade. O planejamento do Ministério da Saúde (MS) é para que conforme outras remessas cheguem na pasta, a vacinação seja ampliada para todos idosos e profissionais de Saúde, pessoas com comorbidades, profissionais de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, profissionais do transporte coletivo e caminhoneiros. Esses grupos estão divididos em quatro fases da Campanha de Vacinação contra a Covid-19.

Principais informações sobre o atual momento da Campanha de Vacinação:

Neste momento, quem pode receber a primeira dose da vacina?

• Idosos acima de 80 anos de idade
  • Idosos acima de 60 anos de idade acamados

Onde vacinar?

• UBS Andrade Reis (Avenida dos Girassóis, Qd. 11, APM-3, Setor Andrade Reis)
  • UBS Bairro Cardoso (Avenida Embaixador, APM-07, Bairro Cardoso II)
  • UBS Jardim Olímpico (Avenida Monte Carlo, Qd. 28, Jardim Olímpico)

Precisa agendar?

Funcionamento dos postos

• De segunda à sexta-feira, das 8 às 17h.

O que levar na hora da vacinação?

• Documento de identidade
  • CPF ou Cartão SUS
  • Comprovante de Endereço de Aparecida de Goiânia

Idosos acamados vacinam?

• Pacientes acamados recebem a vacinação em casa, mediante agendamento telefônico pelo número 3545 5868.

Quem está sendo vacinado com a segunda dose neste momento?

• Profissionais de saúde da linha de frente
  • Idosos residentes em instituições de longa permanência
  • Deficientes  residentes em instituições de longa permanência

Locais:

• Vacinação in loco nas unidades de saúde e abrigos da cidade.