Campanha de Vacinação contra o HPV deve imunizar mais de 13 mil adolescentes em Aparecida

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Para reduzir e prevenir os casos de câncer de colo de útero e de lesões diversas, 31 unidades da Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS), além de escolas públicas e privadas do município (cerca de 200 postos volantes), vão oferecer a vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) para meninas entre 11 e 13 anos. 

A campanha começou no último dia 10 de março na rede da SMS e nas escolas acontecerá de 17 a 21 de março. O lançamento oficial será amanhã, 14, e a mobilização terminará em 10 de abril. Em todo o Brasil, após a campanha, a vacina será introduzida no calendário básico de imunização e passará a ser ofertada permanentemente nas salas de vacina da rede pública.

A primeira dose da vacina, aplicada via intramuscular, que começou a ser ofertada nas unidades de Saúde em 10 de março, é o primeiro passo para a imunização completa, pois cada adolescente deverá tomar três doses, sendo a segunda, seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira. Em Aparecida, a meta é vacinar aproximadamente 13.137 meninas exclusivamente na faixa etária de 11 a 13 anos.

HPV

Segundo a Coordenação de Imunizações e Rede de Frios da Diretoria de Vigilância em Saúde da SMS, a vacina quadrivalente protege contra os subtipos HPV 6, 11, 16 e 18, sendo os últimos responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo. O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual e também pode ser transmitido da mãe para o filho no momento do parto. De acordo com o calendário desenvolvido pelo Ministério da Saúde (MS), em 2015, a vacina passará a ser oferecida para a faixa etária de 9 a 11 anos e em 2016 para as meninas de 9 anos.

O HPV dos tipos 16 e 18 causam a maioria dos casos de câncer do colo de útero em todo mundo (cerca de 70%). Eles também são responsáveis por até 90% dos casos de câncer de ânus, até 60% dos cânceres de vagina e até 50% dos casos de câncer vulvar. Os HPV de tipo 6 e 11, encontrados na maioria das verrugas genitais (ou condilomas genitais) e papilomas laríngeos, parecem não oferecer nenhum risco de progressão para malignidade.

Vírus altamente contagioso

Estimativa da Organização Mundial da Saúde aponta que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18.  O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, anualmente. A vacina não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais. 

O HPV é altamente contagioso, sendo possível contaminar-se com uma única exposição, e a sua transmissão acontece por contato direto com a pele ou mucosa infectada. A principal forma é pela via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. Portanto, o contágio com o HPV pode ocorrer mesmo na ausência de penetração vaginal ou anal.

A época mais favorável para a vacinação é a faixa etária de 09 a 13 anos, de preferência antes do início da atividade sexual, ou seja, antes da exposição ao vírus. Estudos também verificaram que nesta faixa etária a vacina induz melhor resposta quando comparada em adultos jovens, e que meninas vacinadas sem contato prévio com HPV têm maiores chances de proteção contra lesões que podem provocar o câncer uterino.

Serviço: 

Assunto: Lançamento oficial da Campanha de Vacinação contra o HPV em Aparecida de Goiânia

Data: 14 de março de 2014

Local: Avenida Liberdade (ao lado do SAC do Garavelo) – em parceria com o evento do Procon em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor

Horário: 9h.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)