Com foco na educação no Trânsito, campanha Maio Amarelo é iniciada em Aparecida

Por Rackel Vieira

10 de maio de 2021

Foto: Enio Medeiros

Agentes de trânsito da SMTA promoverá uma série de ações para conscientizar condutores e pedestres com o objetivo de promover segurança nas vias de Aparecida

Promover um trânsito seguro é uma responsabilidade de todos, pedestres, ciclistas e condutores. Por isso o respeito e responsabilidade são medidas importantes para evitar acidentes e tornar o trânsito mais seguro. Com esse objetivo a Secretaria Executiva de Trânsito de Aparecida de Goiânia (SMTA) lançou nesta segunda-feira, 10, a Campanha Maio Amarelo com o tema “Respeito e Responsabilidade. Pratique no trânsito”. Durante este mês de maio uma série de ações como blitze e palestras de conscientização será realizada para redução de acidentes de trânsito.

De acordo com o diretor de Educação de Trânsito da SMTA de Aparecida, Célio Dias, a campanha é necessária, pois a cidade contabiliza números altos de mortes no trânsito após acidentes. Com base nos dados disponibilizados no site da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás (SSPGO), até às 11h desta segunda-feira (10), 2019 e 2020 somam 23.059 ocorrências de trânsito em Aparecida de Goiânia e 4.831 óbitos ocasionados no trânsito. Em 2021, já são 2.443 ocorrências de trânsito e 472 óbitos registrados.

“Os números são alarmantes e isso tem que mudar. Como responsáveis pela gestão do município, é nosso papel conscientizar condutores e pedestres, criando uma cultura de educação nas ruas. A campanha visa então promover um trânsito seguro com condutores responsáveis. Os gráficos só comprovam o quanto é importante agirmos, por isso, a SMTA realiza um trabalho de conscientização contínua ao longo do ano e no mês de maio amplia esse trabalho com a ajuda de outros órgãos”, destacou Célio Dias.

O vice-prefeito Vilmar Mariano marcou presença na solenidade de lançamento da campanha Maio Amarelo e ressaltou a importância das ações do Poder Público para contribuir com a segurança no trânsito. “A Prefeitura de Aparecida tem feito sua parte, asfaltando e recapeando a malha viária do município, dando infraestrutura e mobilidade para que haja maior fluidez no trânsito. Então esse trabalho de conscientização vem para somar a esse pacote. Mas a segurança que precisamos não depende somente do poder público, todos nós enquanto cidadãos devemos dirigir nosso veículo com responsabilidade e principalmente respeitar o próximo no trânsito”, destacou o vice-prefeito Vilmar Mariano.

O vereador Fabio Ideal (MDB), que também participou do lançamento da Campanha Maio Amarelo, pediu a conscientização dos condutores no trânsito. “O número de veículos nas vias, automóveis e motociclistas aumentou bastante nos últimos anos, automaticamente os acidentes também. Acredito que todos nós devemos fazer a nossa parte e levar a mensagem de conscientização para as pessoas do nosso convívio social para que esses números possam reduzir”, comentou o representante do Executivo. Também estiveram no evento o presidente da OAB subseçao Aparecida. Francisco Sena e o ex-secretário de Mobilidade e Trânsito, vereador Arnaldo Leite.

Maio Amarelo

A Campanha Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O mês foi escolhido em comemoração ao Dia Mundial da Segurança Viária e do Pedestre e a cor amarela em apresentação à sinalização de advertência, utilizada nos semáforos. O movimento mobiliza toda a sociedade e envolve diversos segmentos como órgãos governamentais, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Em Aparecida, a campanha deste ano será realizada pela SMTA, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar do Estado de Goiás, Corpo de Bombeiros, Detran-GO, Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Aparecida de Goiânia (OAB-APGO) e Correios.

Programação:

12/05 – às 8h30, Blitz Educativa, Avenida Independência, setor Jardim Belo Horizonte (Em frente ao Aparecida Shopping)

13/05 –  9h30 – Debate na Câmara Municipal

19/05 –  8h30 – Blitz Educativa, Vila Brasília