Campanha Vizinhança Solidária busca reduzir vandalismo e arrombamento em escolas de Aparecida

Por Ruslayra Peixoto e Klau Bueno

31 de outubro de 2018

Por Ruslayra Peixoto e Klau Bueno

31 de outubro de 2018

Ação será lançada na manhã desta quinta-feira, 1º, no CMEI Ana Barbosa, no Setor Santo André

Para tentar conter a onda de vandalismo e arrombamento nas Escolas Municipais de Aparecida, a Prefeitura, por meio das secretarias de Defesa Social e Educação vai lançar amanhã, 1º de novembro, a campanha Vizinhança Solidária. A ação vai começar às 8 horas no CMEI Ana Barbosa da Costa, no Setor Santo André.

O Vizinhança Solidária tem o propósito de aproximar a população da Guarda Civil Municipal e vai funcionar da seguinte forma: quando um morador perceber algum tipo de movimentação anormal em prédios públicos ligará para a viatura da Guarda, que vai, de forma preventiva, tomar a atitude necessária. Segundo o sub-comandante da corporação, Éber Júnior, o anonimato dos vizinhos será garantido. “Muitas vezes as pessoas ficam receosas de denunciar, mas o sigilo será mantido por nossas equipes”, garantiu.

A campanha que será iniciada no Setor Santo André será estendida a todos os bairros de Aparecida. A expectativa da Guarda é de que todo o município esteja participando e colaborando em até 30 dias.

“A campanha consiste na visita por parte dos agentes da Guarda Civil Municipal, diretores e professores aos vizinhos das escolas, entregando panfletos com números de telefones para a denúncia de qualquer ato suspeito, além de orientações para conscientizar a todos que cada um tem que fazer a sua parte”, salientou o secretário de Mobilidade e Defesa Social, Luziano da Costa Vale.

“As visitas domiciliares fazem parte do trabalho preventivo já realizado com as rondas escolares, que aliados às câmeras de videomonitoramento efetivarão nossas ações de combate ao crime ao patrimônio público. Nesse primeiro momento será necessário um desempenho objetivo e assertivo e contaremos com a ajuda da população, pois o trabalho só tem resultado com a ajuda de todos”, completou Luziano enfatizando que para qualquer atitude suspeita podem ligar para 153.

Invasões

A campanha é uma resposta a crimes contra o patrimônio público que ocorreram nas unidades escolares dos setores Nova Olinda e Parque Flamboyant, onde os criminosos picharam paredes, quebraram portas, furtaram eletroeletrônicos como TV, computadores e som, além de materiais escolares. Em atitude rápida da GCM, os vândalos que invadiram a Escola Nova Olinda foram encontrados e todo o material recuperado.

Assunto: Lançamento Campanha Vizinhança Solidária

Data:  1º de novembro (quinta-feira)

Horário: 8 horas

Local: CMEI Ana Barbosa dos Santos – Rua Ituiutaba com 24 de Outubro, 565, Setor Santo Andre, Aparecida de Goiânia