Cantor Zezé di Camargo visita Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: Sabba Nogueira

Aparecida de Goiânia, 05 de dezembro de 2016 – A secretária de Saúde de Aparecida, Vânia Cristina Rodrigues e o vereador Arnaldo Leite (PMDB) acompanharam o cantor Zezé di Camargo na tarde deste domingo (04), durante a visita ao Centro de Referência e Excelência em Dependência Química (Credeq) Jamil Issy, em Aparecida. O Secretário Estadual de Saúde, Leonardo Vilela, apresentou a unidade a Zezé.

O artista, que faz dupla com Luciano, veio a Aparecida pessoalmente conhecer a concretização da proposta que apadrinhou em agosto de 2010, quando foi lançada pelo governador Marconi Perillo. Zezé cantou o clássico “É o amor” com os internos, autografou camisetas de futebol e contou sua história de vida aos presentes.

“Vim de origem humilde, crise financeira e até passei fome entre a fase de criança e adolescente. Não é por isso que temos que procurar caminhos errados na nossa vida. Muitos amigos meus se envolveram no mundo das drogas e depois do crime e se perderam na vida. Eu quero dizer para vocês que existe sempre uma saída. Sou igual a vocês, se eu tive chances e capacidade, vocês também têm”, disse Zezé, inspirando os internos com a sua história de vida.

Atualmente, o Credeq possui 30 pacientes homens em tratamento. A unidade começou a funcionar em junho de 2016.  Vânia Cristina afirma que a unidade contribui, de forma positiva, com a política de saúde mental desenvolvida pela gestão do prefeito Maguito Vilela. É que a equipe de saúde mental de Aparecida atende pacientes do município e também de outras cidades. “Com o Credeq em funcionamento temos condições de encaminhar nossos pacientes da região metropolitana, que buscam a rede de Aparecida e, dessa forma, atender melhor a nossa população”, destacou a secretária de Saúde do município.

Ainda de acordo com a secretária, a visita de Zezé é muito importante para os internos. “É mais uma forma de motivar a continuação do tratamento e a procurar caminhos do bem. Muitos têm uma história de origem de vida parecida com a do Zezé e com isso possam enxergar que eles também têm capacidade de chegar aonde o cantor chegou”, enfatizou Vânia Cristina.

“São pessoas iluminadas por Deus como vocês que nos fazem acreditar que é possível. Sou ex-usuário de Crack há mais de 16 anos”, declarou, emocionado, um dos internos, que também cantou e tocou violão com Zezé.

Rede de saúde mental municipal

Aparecida conta com uma rede completa de atenção à saúde mental, com equipe multidisciplinar, ou seja, composta por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, terapeutas, técnicos de enfermagem entre outros. Em toda rede, são realizados cerca de 5 mil atendimentos por mês. O CAPS Bem Me Quer, no Jardim Iracema, atende 2.800 pessoas maiores de idade por mês, com transtornos mentais. O CAPS Álcool e Droga Criarte Vida, no Nova Era, atende 1.200 usuários por mês, também maiores de 18 anos.

Para crianças e adolescentes, a rede oferece atendimento no CAPS AD III Infanto-juvenil, no setor Agroindustrial, que funciona junto com a Unidade de Acolhimento infantil. Os dois atendem uma média de 540 crianças e adolescentes por mês, oferecendo serviços de saúde, assistência social e atividades de recuperação e reinserção social. O município conta ainda com o CAPS Infantil que atende 1.000 crianças e adolescentes com transtornos mentais.

Além das unidades fixas, a rede possui o Consultório na Rua, que atende 300 pessoas, por mês, em situação de rua e vulnerabilidade social. Na Unidade de Pronto Atendimento do setor Brasicon funciona ainda um pronto socorro psiquiátrico. Além do atendimento com clínicos e pediatras, a UPA oferece atendimento de urgência e emergência 24 horas com médicos psiquiatras, enfermeiros e técnicos de enfermagem. No pronto socorro psiquiátrico são 145 atendimentos/mês.

Para ampliar mais ainda o acesso da população aos serviços de saúde pública, a meta agora da SMS é implantar uma unidade de acolhimento para adultos e colocar o Consultório na Rua para funcionar 24 horas. Confira abaixo lista de endereços das unidades de saúde mental de Aparecida.

Lista de unidades de saúde mental

Coordenação de Saúde Mental:

Endereço: Av. Brasil Qd. 13, Lt. 4 e 5 setor Vera Cruz

CAPS AD 24h

Endereço: Av. Nova Era, Qd.13, Lt. 11, Setor Nova Era

CAPS II BEM ME QUER 24h

Endereço: Rua Caeté, Qd.05, Lt.16 a 19, Jardim Iracema (próximo a Rodoviária)

CAPS INFANTIL

Endereço: Rua Jussara Qd. 33-A Lt. 21 Vila Brasília

Telefone: 3545-9970 ou 9971

CAPS ADI

Rua Angélica Qd.30, Lt.13 Jardim Rosa do Sul

U.A.I – UNIDADE DE ACOLHIMENTO INFANTIL – 24 horas

Endereço:Br 153, K 111/512 SETOR Agro Industrial

Credeq

Avenida Copacabana, s/n, setor Expansul.

Contato pelo portal eletrônico: http://credeq-go.org.br/