Caravana do Cadastro Único atende moradores do Setor Rosa dos Ventos nesta semana

Por Rafael Freitas

28 de janeiro de 2019

Por Rafael Freitas

28 de janeiro de 2019

Foto: Jhonney Macena

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), vai realizar do dia 29 de janeiro a 2 de fevereiro, das 8h às 17h, no Centro de Convivência Rosa dos Ventos, o mutirão do Cadastro Único. O superintendente de Proteção Básica da SEMAS, Anésio Lazari, informa que é por meio do cadastramento que as pessoas poderão participar de benefícios sociais e programas do Governo Federal como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, ID Jovem, Carteira do Idoso, e também adquirir descontos em tarifas de energia, telefone e isenção na taxa de concurso público e ENEM.

O objetivo do mutirão, segundo ele,  é orientar e realizar a inclusão de famílias carentes no Cadastro Social do Governo Federal, além de atualizar os dados de pessoas já inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) que estão com informações desatualizadas.  O Cadastro Único reúne informações das famílias com renda per capita de até meio salário mínimo ou renda total familiar de até três salários mínimos. A base de dados é utilizada por diversos programas sociais do governo federal. Nela, são registradas informações como características da residência, identificação de cada pessoa da família, escolaridade, situação de trabalho e renda.

Para fazer a inscrição, os interessados devem comparecer ao Centro de Convivência, localizado na Rua Jerônimo Morais, no Setor Rosa dos Ventos, e apresentar os documentos pessoais e de todos os membros da família que moram na mesma casa. Sendo assim, é necessário apresentar certidão de nascimento ou casamento; RG e CPF; carteira de trabalho, último comprovante de renda (contra-cheque se tiver carteira assinada ou se for servidor público); título de eleitor; declaração escolar do ano atual dos estudantes da residência; comprovante de endereço em nome de algum membro da família.

Cidadania – Durante os dias de cadastramento, a Enel Distribuição também irá levar benefícios sociais para o bairro. Com o projeto “Enel Compartilha Cidadania”, a empresa fará a troca de duas lâmpadas fluorescentes por duas novas de LED para cada unidade consumidora cadastrada e a troca de geladeiras antigas por outras novas. Para participar do projeto, o morador deverá levar a fatura de energia mais recente, CPF e RG, no Centro de Convivência, e presenciar o sorteio dos eletrodomésticos para todas as unidades consumidoras cadastradas.