Caravana do Trabalho qualifica aparecidenses

Por Klau Bueno

22 de janeiro de 2019

Foto: Wigor Vieira

Parceria entre Ministério do Trabalho, UniRio e Prefeitura de Aparecida vai certificar estudantes em 16 de fevereiro

Aparecidenses de todas as idades estão aproveitando o período de férias escolares para se capacitarem com a Caravana do Trabalho. O projeto é uma parceria da Prefeitura de Aparecida, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e Ministério do Trabalho que está acontecendo nas escolas municipais desde o fim do ano passado e segue com aulas até dia 2 de fevereiro.

A certificação dos que se qualificaram vai acontecer em 16 de fevereiro no Centro de Cultura e Lazer José Barroso, no Residencial Village Garavelo, e vai contar com as presenças do prefeito de Aparecida Gustavo Mendanha e do reitor na UniRio, Luiz Pedro San Gil Jutuca.

O Marcos Vinícius, 17 anos, está entre os que serão certificados. O tecnólogo de Manutenção e Suporte de Informática procurou a Caravana do trabalho em busca de mais capacitação e, segundo ele, o curso de Assistente Administrativo mudou as possibilidades de trabalho. “Por eu ser menor de idade, muitas pessoas não me davam oportunidade e a partir do momento que incluí no meu currículo esse novo curso já apareceram mais de 30 oportunidades”, comemorou.

A diarista Viviane Cavalheiro Leite de Oliveira também aproveitou a oportunidade e está se qualificando. “Pelo que estou vendo até o momento estou gostando muito e aprendendo”, disse.

As aulas de informática básica oferecidas nos quatro cursos oferecidos são ministradas pela professora Tatiana Cristina Rodrigues. Ela explicou o que é abordado durante a capacitação. “Ensinamos noções de ferramentas como o Google Drive, navegador de internet, história da internet e outras. As aulas práticas acontecem em tablets, que são muito semelhantes aos telefones celulares usados atualmente, onde a maior parte das pessoas tem acesso diariamente”, explicou.

A parceria também está capacitando aparecidenses em Recepção ao Cliente, Telemarketing e Turismo e Hotelaria.