Carros antigos conquistam aparecidenses durante exposição na cidade

Por Daniela Ribeiro

17 de agosto de 2018

Por Daniela Ribeiro

17 de agosto de 2018

Foto: Claudivino Antunes

Aparecida de Goiânia terá um final de semana de volta ao passado. Isso porque começou nesta sexta-feira, 17 e segue até domingo, 19, a 30ª edição do Encontro de Veículos Antigos do Centro-Oeste (Evaco). São mais de 300 carros do século passado, que foram fabricados no Brasil e em outros países, nas décadas de 20 a 90. Com entrada gratuita a exposição atrai um público que vai desde os mais novos acostumados com veículos de direção hidráulica e automática até aqueles que viveram na época em que os carrões andavam pelas ruas.

Entre as relíquias que podem ser vistas de perto no estacionamento externo do Buriti Shopping estão os clássicos Cadilacs, Thunderbirds, Opalas, Corvettes, Ferraris, Lincons, Fords, Mustangs, Brasílias, Kombis, Jeeps do Exército Nacional e os amados fusquinhas. Todos marcaram gerações. “Este encontro é um resgate da cultura dos carros antigos e é uma oportunidade dos mais novos conhecerem a história dos automóveis, um momento de cultura e lazer para toda a família”, comentou o prefeito Gustavo Mendanha ao passear pela exposição.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Aparecida, Rodrigo Caldas destacou que a 30ª edição do Evaco acontece dentro da 3ª edição dos carros antigos de Aparecida que já faz parte do calendário anual da cidade. “As novas gerações conhecem, a partir de exposições como esta, como eram os veículos usados pelos avós. E são ações que fomentam a cultura o lazer e o turismo na cidade, pois temos amantes de carros antigos que vêm de outros municípios e outros estados do país”, sublinhou o secretário, um dos realizadores do evento.

Além de apreciar os veículos do século passado, os visitantes da exposição poderão assistir shows musicais com canções e cantores que marcaram época como o cover do Elvis Presley. Food Trucks também estão montados no local. “Eu vim ao shopping mais cedo e vi que estavam montando a exposição. Então voltei com a minha família para ver os carros de perto, pois têm muitos anos que não vemos alguns deles circulando por aí”, pontuou o funcionário público, José Campelo, que passeava pelo local com a esposa e o filho.

Os veículos foram trazidos para Aparecida de Goiânia por colecionadores de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Minas Gerais. Em todos eles o destaque fica por conta da beleza, originalidade e sofisticação implantadas na indústria automobilística desde a década de 1920. “A cidade nos acolheu muito bem. E nosso objetivo é de no futuro instalar uma sede do Clube de Carros Antigos de Goiás no município, com museu e escola de mecânica”, salientou o diretor regional da Federação Brasileira de Carros Antigos, Ronai Andrade que estava acompanhado do presidente da Federação, Roberto Suga e de Altair Manoel.

Dia 18 (sábado)
09h: Abertura para visitação;