Veja como solicitar Cartão de Estacionamento para Idoso em Aparecida

Por Da Redação

17 de janeiro de 2023

Foto: Claudivino Antunes

Documento garante vaga de estacionamento em estabelecimentos público e privados e deve ser usado para veículos conduzidos ou que transportem deficientes ou idosos

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, através da Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito (SMTA), disponibiliza a emissão do Cartão de Estacionamento para Idoso ou Deficiente via internet. Assim, o solicitante não precisa se deslocar até a sede da SMTA para solicitar o documento.

O cartão autoriza o uso de vagas de estacionamento em locais públicos e privados destinadas exclusivamente para veículos conduzidos ou que transportem Pessoas com Deficiência (PCD) ou idosos com idade igual ou acima de 60 anos, conforme previsto na legislação.

Cartão de Estacionamento para Idoso ou Deficiente pode ser solicitado pela internet em Aparecida de Goiânia (Foto: Claudivino Antunes)

Como solicitar o cartão

Solicitar o Cartão de Estacionamento para Idoso ou Deficiente, em Aparecida, é algo simples e acessível. No site da prefeitura, o cidadão deve baixar o requerimento, preencher com as informações solicitadas e encaminhar à SMTA via e-mail protocolo.mobilidade@aparecida.go.gov.br .

Além do formulário devidamente preenchido e sem rasuras, o solicitante deve enviar também cópia dos seguintes documentos:  RG/CPF, comprovante de endereço de Aparecida de Goiânia, laudo médico relacionado à deficiência do requerente e alegações e limitações referente ao tipo de deficiência que possui.

“O cartão garante vaga de estacionamento para o condutor idoso ou deficiente e também para o passageiro. Ou seja, o titular do documento não precisa necessariamente ser o condutor. Ele [cartão] pose ser usado em veículo próprio ou de terceiros. Também é importante destacar que o cartão é válido em todo Brasil”, reforça o secretário executivo de Mobilidade e Trânsito de Aparecida, Sérgio Carvalho.

SMTA divulga novos números de telefone

Quem optar em solicitar o Cartão de Estacionamento para Idoso ou Deficiente presencialmente deve comparecer à SMTA de segunda a sexta-feira das 8h30 às 17h30 na Rua Padre Marcelino Champagnat c/ Rua Luís Antônio Garavelo QD D LT 13 no Residencial Village Garavelo I. A documentação exigida é a mesma para solicitação feita via internet.

O documento também pode ser solicitado no ‘Prefeitura em Ação’ – programa municipal que oferece atendimento em diversas áreas da administração pública em modelo de mutirão em diferentes regiões da cidade, conforme cronograma estabelecido pela gestão.

Entrega

O prazo para entrega do Cartão de Estacionamento para Idoso ou Deficiente é de até dez dias após a solicitação. Nesse período, os documentos são analisados e, em alguns casos, o cartão pode ser entregue até antes do prazo previsto. A retirada deve ser feita na SMTA.

Caso o requerente não possa comparecer para receber o cartão, poderá ser entregue a terceiros, desde que apresente documentos originais do requerente e/ou protocolo de requerimento sem rasura.