Cartão Família começa a funcionar neste sábado em Aparecida

Por Rafael Freitas

11 de fevereiro de 2023

Por Rafael Freitas

11 de fevereiro de 2023


Foto: Claudivino Antunes

A população de Aparecida passa a contar neste sábado, 11, com mais um incentivo para o uso do transporte público da Região Metropolitana, o chamado Cartão da Família. 
O benefício foi lançado pelo governador Ronaldo Caiado (UB), prefeito Vilmar Mariano (Patriota), presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Tarcísio Abreu, prefeitos do entorno de Goiânia, dentre outras lideranças. O evento foi realizado no Auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. 

O Cartão Família permitirá que até cinco pessoas  possam utilizar o transporte coletivo e pagar somente uma passagem ao sábado e domingo, incluindo os dias de feriado nacional ou municipal. 

Será permitido o cadastro com um usuário denominado como principal ou responsável, e até cinco pessoas, com idade mínima de 05 anos, para o grupo familiar. Ao apresentar o cartão no validador será cobrada taxa de R$ 4,30, no cartão principal e, para os demais membros do grupo familiar a viagem será gratuita.  

“Em resumo, isso significa mais facilidade, menos custo e mais cidadania. É mais uma oportunidade para a família se deslocar de um lugar para o outro,fazer um passeio, com o pagamento de uma só passagem. Então todo mundo aproveita”, afirmou o prefeito Vilmar Mariano. 

Esse é o quarto lançamento do novo modelo de bilhetagem para o transporte coletivo. Os anteriores foram o Bilhete Único, Passe Livre do Trabalhador e Meia Tarifa, com valor de R$ 2,15 para 32 linhas dentro de Aparecida. “Melhorias no transporte público são necessárias para melhor facilidade do cidadão”, completa Vilmar. 

O auxiliar de serviços gerais Jefferson José e sua família receberam os primeiros cartões do programa. “Vai ajudar muito, porque se fosse para pagar passagem pra todo mundo, ficava mais caro”, comentou o pai de cinco filhos. Os planos incluem passeios e momentos de lazer. “Quero levar nossos filhos ao Zoológico, nunca fomos. Dá pra levar todos, pagando menos. Uma economia muito grande”, completou a dona de casa e esposa de Jefferson, Nayane de Araújo.

Durante o lançamento do Cartão Família, o governador Ronaldo Caiado afirmou que esse é um benefício importante para a vida do usuário. “Isso se chama dignidade e cidadania. Me alegro muito em poder participar de mais um passo importante para melhorar a vida do cidadão”. 

Cada cartão pode ser utilizado até quatro vezes por dia aos sábados, domingos e feriados. O uso indevido será penalizado com bloqueio do cartão.  

Como fazer 

O membro familiar ou responsável deve acessar o site www.sitpass.com.br  e informar os seguintes dados: nome, nome da mãe, data de nascimento, CPF e endereço de todos os membros da família que ficarão vinculados ao cartão principal.

Os cartões serão entregues em todos os terminais de ônibus ou Loja SitPass (Rua 4, Edifício Parthenon Center), conforme o local escolhido pelo responsável familiar no momento do cadastro. A primeira via dos cartões é gratuito. 

Uso do cartão 

Somente o cartão principal do responsável deve ser recarregado em quaisquer ponto de venda SitPass, bilheterias dos terminais de ônibus e máquinas de autoatendimento. Os cartões dos membros da família serão personalizados, com exceção do responsável, não podendo ser utilizado por terceiros. 

O cartão principal pode ser utilizado por qualquer membro da família sem a presença dos demais cartões. Já os cartões dos membros da família não poderão ser utilizados sem a presença do cartão principal. Para que os membros do grupo familiar possam utilizar o seu cartão, alguém da família deve utilizar o cartão principal do responsável na mesma viagem. 

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)