Casais oficializam união em Casamento Comunitário

Por Daniela Ribeiro

29 de outubro de 2018

Foto: Rodrigo Estrela

Um sonoro sim dito ao mesmo tempo por 262 noivos e noivas arrepiou e emocionou os milhares de convidados da 2ª edição do Casamento Comunitário realizado na noite desta segunda-feira, 29. Os casais oficializaram a união no salão de festas do Centro de Esporte e Lazer da Ordem dos Advogados de Goiás (CEL da OAB) em Aparecida de Goiânia. O evento foi uma realização da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Cartório Oliveira.

O brilho nos olhos evidenciava a felicidade do casal Warley Silva André e Renata Freitas Queiroz, que vivem juntos há 14 anos. “Nós construímos nossa família e hoje tivemos a oportunidade de oficilizar nosso amor. Agradecemos a todos por ajudar na realização do nosso sonho”, comemoram os dois após tirar foto com o prefeito Gustavo Mendanha no final da cerimônia ecumênica onde a juíza de paz pronunciou aos casais as palavras que selaram o matrimônio.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social licenciada, Mayara Mendanha explanou que o desejo de ajudar a oficializar a união partiu do prefeito, que tem feito uma gestão voltada para o social. “Nós recebemos muitos pedidos de pessoas carentes que tinham essa vontade casar no cartório. Por isso que nós buscamos parcerias para conseguir realizar esse sonho. Realizamos o primeiro no ano passado e neste ano, ampliamos o benefício com muitos outros presentes. E ver o sorriso no rosto e o brilho no olhar, mostra que esse é um dos momentos mais felizes da vida de cada um”, disse.

A união entre o poder público e o privado ajudou a realizar o sonho dos 262 noivos. Entre os parceiros estavam empresas especializadas em eventos matrimoniais como Cinelata Filmes, Revista Bem Casados, Edivânia Doces Finos e Gourmet, Francis Araújo Cerimonial e Casag OAB – Goiás. Para que a noite fosse ainda mais inesquecível, o salão de festas foi todo decorado e a marcha nupcial foi executada, ao vivo, por membros do projeto Casa de Música. Uma mesa foi decorada com bolo cenográfico onde muitos casais fizeram fotos para eternizar o momento.

“Estamos cumprindo nosso papel social, auxiliando esses casais na realização de um sonho e também na regularização da situação matrimonial perante a Lei. Também queremos oferecer um momento de alegria para os casais e suas famílias que ainda não tiveram a oportunidade de celebrar o casamento”, destaca o secretário interino de Assistência Social de Aparecida, José Nelis Felipe. “Nós estamos juntos há seis anos e nunca tivemos condições financeiras de casar no papel e estamos aqui aproveitando essa oportunidade”, comentou a noiva Camila Gonçalves da Silva ao lado do esposo Ricardo Rodrigues Pereira.

Foto: Claudivino Antunes

Os casais receberam nesta noite de cerimônia a Certidão de Casamento emitida pelo Cartório Oliveira e uma foto para recordar a celebração da união. “A Assistência Social nos procurou e juntos fomos atrás das aprovações legais junto ao Tribunal de Justiça e tivemos a isenção dos valores. E conseguimos realizar essa cerimônia linda e grandiosa que regularizou o matrimônio das pessoas, com um fato social especial”, pontuou Rodrigo Barbosa Oliveira Silva, tabelião e oficial do Cartório Oliveira.

O prefeito Gustavo Mendanha também enfatizou o lado social da celebração. “Estamos realizando um governo inclusivo em Aparecida e hoje ajudamos a realizar o desejo de mais de 260 casais de concretizarem e oficializar a união estável. Muitos aqui estão juntos há mais de 10 anos e nunca tiveram a oportunidade ou condições de casar de papel passado, como é comumente chamada a oficialização do matrimônio. Então é um prazer poder participar desta festa e ser o agente responsável pelo sorriso no rosto de tantas pessoas”, sublinhou o gestor.