Cemitérios de Aparecida se preparam para receber 50 mil visitas no Dia de Finados

Por Klau Bueno

26 de outubro de 2018

Por Klau Bueno

26 de outubro de 2018

Foto: Claudivino Antunes

Equipes da Prefeitura estão trabalhando para que visitantes tenham tranquilidade ao prestar homenagens aos entes queridos

Quando o Dia de Finados se aproxima os cemitérios passam a receber cuidados especiais, afinal nesta data as visitas a estes ambientes são multiplicadas. Em Aparecida de Goiânia os Cemitérios Boa Esperança, no Setor Buenos Aires, e Central estão sendo preparados para receber cerca de 50 mil visitantes: amigos e familiares de entes queridos que morreram vão aos túmulos rezar, acender velas, enfeitar jazigos e prestar homenagens aos que faleceram.

A manutenção aos cemitérios, que é constante, é intensificada dias antes do dia 2 de novembro, que no Brasil é feriado. A Secretaria de Planejamento e Regulação Urbana de Aparecida, responsável pela manutenção dos cemitérios, está fazendo toda a limpeza, roçagem, pintura e urbanização. Além disso foram construídas calçadas e passarelas que darão mais conforto aos visitantes e vão permitir e cadeirantes tenham acesso aos túmulos.

Ações religiosas também foram pensadas e missas serão celebradas nos dois cemitérios de Aparecida. No centro, a primeira acontecerá às 8 horas da manhã na entrada com a presença de autoridades do município. Outras duas celebrações acontecerão às 10 e às 16 horas na capela do ambiente. Quem for ao Cemitério Boa Esperança também vai participar de missas nos mesmos horários. Um diferencial desse ano será a apresentação de músicas ao vivo por recital.

“Estamos trabalhando para proporcionar um ambiente agradável nesse momento de homenagens aos entes queridos. Esse serviço é realizado de forma periódica, mas com a aproximação do Dia de Finados, realizamos uma força-tarefa para que tudo fique pronto e organizado”, disse o secretário Jório Rios.

Deslocamento – Para facilitar o tráfego dos visitantes, a linha de ônibus 103 vai funcionar em caráter especial apenas no dia 2, das 7 às 18h, levando pessoas do Terminal Araguaia até o maior cemitério público da cidade, o Boa Esperança, a cada hora. As viagens são feitas todos os anos graças a uma parceria da prefeitura de Aparecida e da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC).

Saúde – Equipes da Saúde de Aparecida também estarão à disposição para realizar aferição de pressão e testes de glicemia nos visitantes. E ambulâncias vão garantir que os presentes tenham atendimento rápido caso seja necessário. Outros servidores da administração vão colaborar dando informações e recebendo os visitantes.