Cemitérios municipais terão programação especial no Dia de Finados

Por Rodrigo Agusto

31 de outubro de 2019

Foto: Claudivino Antunes

Cemitérios receberam manutenção e limpeza poda de grama, pintura de meio fio, restauração de calçadas e ornamentação

Para homenagear e rezar por aqueles que partiram, os cemitérios públicos de Aparecida de Goiânia irão oferecer durante todo sábado, 02, Dia de Finados, programação religiosa diversa para que os visitantes possam homenagear entes queridos. Missas campais acontecerão durante todo o dia no uma Missa Campal nos dois Cemitérios Municipais de Aparecida, o Central e o Boa Esperança. As missas ocorrerão a cada duas horas, para que todos os familiares que forem visitar seus entes falecidos possam participar das celebrações. O ministério evangélico Esperança também irá realizar celebrações ao longo do dia nos locais.

A Missa das 10h, no Cemitério Jardim Boa Esperança será conduzida pelo arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz. O ministério evangélico Esperança também irá realizar celebrações ao longo do dia no local. Ainda no Cemitério Boa Esperança serão disponibilizados exames de glicemia, aferição da pressão arterial, distribuição e água potável para os visitantes. O local estará aberto a partir das 6h. Foram disponibilizados mais ônibus do transporte coletivo com destino ao Cemitério Jardim Boa Esperança.

Para receber com segurança e conforto milhares de pessoas que irão prestar homenagens aos familiares ou amigos já falecidos no Dia de Finados, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), intensificou o trabalho de manutenção e limpeza nos dois cemitérios públicos da cidade. Dezenas de servidores realizaram atividades como poda de grama, pintura de meio fio, restauração de calçadas, ornamentação, identificação dos túmulos entre outras.

“Ao longo do ano realizamos diversas ações de manutenção nos cemitérios, mas esse trabalho é reforçado para o Dia de Finados quando recebemos milhares de pessoas tanto no Cemitério Central como no Cemitério Jardim Boa Esperança. Sabemos que se trata de um momento delicado para as famílias, momento de saudades e lembranças e, por isso, queremos acolher todos da melhor forma possível”, aponta o secretário de Desenvolvimento Urbano, Max Menezes.

Revitalizados, “Nos dois cemitérios, teremos missas, cultos evangélicos, orações espiritas e outras religiões que irão se manifestar também. Vamos oferecer todo suporte para as famílias com distribuição, por exemplo, de água potável, disponibilidade de banheiros, veleiros e toda nossa estrutura estará à disposição dos visitantes”, destaca o coordenador da Central de Óbitos de Aparecida, Vagner Moura.

Jardim Boa Esperança

Localizado na Região Leste da cidade, o Cemitério Jardim Boa Esperança com cerca de 21 mil corpos sepultados é o maior da cidade. Além de ser revitalizado, o espaço ganhou duas novas salas de velório com banheiros e também um novo espaço de convivência.

“Além das duas novas salas de velório, nós reformamos o departamento administrativo, construímos uma praça sobre a sombra de um pé de Jatobá centenário, ampliamos o número de bancos, construímos um novo veleiro   e um novo ossário. Estamos preparados para receber cerca de 50 mil pessoas no próximo sábado”, pontua Vrgner Moura.

Cemitério Municipal

No Cemitério Municipal, no Centro, que recebeu intervenções como pintura de meio fio e corredores, poda e plantio de grama e limpeza em geral, serão celebradas missas às 8h, 10h, 14h e 16h. No local, também será celebrado um culto evangélico e realizadas apresentações dos grupos de coral do Instituto de Educação em Artes Gustav Ritter e da Paz Universal.