Centenas de crianças participam de ação da SEMMA no Dia Mundial da Água

Por Ana Paula Moreira

22 de março de 2018

Por Ana Paula Moreira

22 de março de 2018


Foto: Enio Medeiros

Objetivo é conscientizar as crianças da necessidade de preservar as nascentes de água do município, garantindo assim a qualidade de vida das próximas gerações

 

Em alusão ao Dia Mundial da Água, a Secretaria de Meio Ambiente (Semma) juntamente com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realizou nesta quinta-feira, (22) um evento de conscientização para centenas de estudantes na Escola Municipal Monteiro Lobato, no setor Jardim Tiradentes.

O encontro, que faz parte do projeto ‘Despertar Ambiental’, abordou temas como a preservação do meio ambiente e importância da água, principalmente das nascentes do município. Com a presença dos agentes mirins ambientais voluntários, a reunião também lembrou das ações de reflorestamento e fiscalização realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente.

De acordo o secretário de Meio Ambiente, Ezízio Barbosa, na região da escola Monteiro Lobato, a nascente do Parque do Bambu foi revitalizada e cercada. Além disso, diversas mudas também foram plantadas na área da unidade com a ajuda dos alunos visando o reflorestamento do local. Segundo a Semma, em Aparecida existem mais de 300 nascentes.

“É preciso ressaltar a importância dos agentes mirins nessa missão de conscientização e fiscalização do meio ambiente. Essa é a concretização de um trabalho relevante para a sociedade, pois eles ajudam na propagação da mensagem de que precisamos preservar nossas florestas e nascentes para garantir a qualidade de vida para as futuras gerações”, frisou o secretário Ezízio Barbosa.

A iniciativa dos agentes mirins visa envolver milhares de crianças do município com uma rede de conscientização nas escolas e na comunidade. Neste ano, 1,1 mil alunos foram eleitos para serem voluntários da causa, como é o caso de Roberta Souza, de 11 anos.  “Fui escolhida para mostrar e discutir a preservação do meio ambiente a todos os meus colegas, que também irão levar o aprendizado para casa e para outros amigos”, comentou.

“O futuro está nas mãos dessas crianças, por isso é tão importante falar sobre a água, nosso maior bem. Estendemos ainda, com as ações realizadas nas unidades escolares, a conscientização para todos os nossos professores e funcionários. Assim eles também passarão o propósito de propósito de preservar nossas fontes de água para frente”, salientou o Secretário de Educação e Cultura, Rodrigo Caldas.

Data – O dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas – ONU, através da resolução A/RES/47/193 de 21 de fevereiro de 1993, determinando que o dia 22 de março seria a data oficial para comemorar e realizar atividades de reflexão sobre o significado da água para a vida na Terra. A data tem como objetivo alertar a população internacional sobre a importância da preservação para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.

“A água limpa e potável é um direito do ser humano garantido por lei desde 2010, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU). Mesmo o planeta Terra sendo constituído aproximadamente de 70% de água apenas 0,7% é potável, ou seja, adequada para o consumo humano. Por isso as ações de conscientização são muito importantes para que possamos ter esse bem infinitamente”, finalizou Ezízio.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)