Centenas de crianças participam de ação da SEMMA no Dia Mundial da Água

Por Ana Paula Moreira

22 de março de 2018

Foto: Enio Medeiros

Objetivo é conscientizar as crianças da necessidade de preservar as nascentes de água do município, garantindo assim a qualidade de vida das próximas gerações

Em alusão ao Dia Mundial da Água, a Secretaria de Meio Ambiente (Semma) juntamente com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realizou nesta quinta-feira, (22) um evento de conscientização para centenas de estudantes na Escola Municipal Monteiro Lobato, no setor Jardim Tiradentes.

O encontro, que faz parte do projeto ‘Despertar Ambiental’, abordou temas como a preservação do meio ambiente e importância da água, principalmente das nascentes do município. Com a presença dos agentes mirins ambientais voluntários, a reunião também lembrou das ações de reflorestamento e fiscalização realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente.

De acordo o secretário de Meio Ambiente, Ezízio Barbosa, na região da escola Monteiro Lobato, a nascente do Parque do Bambu foi revitalizada e cercada. Além disso, diversas mudas também foram plantadas na área da unidade com a ajuda dos alunos visando o reflorestamento do local. Segundo a Semma, em Aparecida existem mais de 300 nascentes.

“É preciso ressaltar a importância dos agentes mirins nessa missão de conscientização e fiscalização do meio ambiente. Essa é a concretização de um trabalho relevante para a sociedade, pois eles ajudam na propagação da mensagem de que precisamos preservar nossas florestas e nascentes para garantir a qualidade de vida para as futuras gerações”, frisou o secretário Ezízio Barbosa.

A iniciativa dos agentes mirins visa envolver milhares de crianças do município com uma rede de conscientização nas escolas e na comunidade. Neste ano, 1,1 mil alunos foram eleitos para serem voluntários da causa, como é o caso de Roberta Souza, de 11 anos.  “Fui escolhida para mostrar e discutir a preservação do meio ambiente a todos os meus colegas, que também irão levar o aprendizado para casa e para outros amigos”, comentou.

“O futuro está nas mãos dessas crianças, por isso é tão importante falar sobre a água, nosso maior bem. Estendemos ainda, com as ações realizadas nas unidades escolares, a conscientização para todos os nossos professores e funcionários. Assim eles também passarão o propósito de propósito de preservar nossas fontes de água para frente”, salientou o Secretário de Educação e Cultura, Rodrigo Caldas.

Data – O dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas – ONU, através da resolução A/RES/47/193 de 21 de fevereiro de 1993, determinando que o dia 22 de março seria a data oficial para comemorar e realizar atividades de reflexão sobre o significado da água para a vida na Terra. A data tem como objetivo alertar a população internacional sobre a importância da preservação para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.

“A água limpa e potável é um direito do ser humano garantido por lei desde 2010, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU). Mesmo o planeta Terra sendo constituído aproximadamente de 70% de água apenas 0,7% é potável, ou seja, adequada para o consumo humano. Por isso as ações de conscientização são muito importantes para que possamos ter esse bem infinitamente”, finalizou Ezízio.