Centenas de famílias são beneficiadas em mais uma edição do Assistência Social Itinerante

Por Daniela Ribeiro

12 de fevereiro de 2022

Por Daniela Ribeiro

12 de fevereiro de 2022

Foto: Jhonney Macena

Mutirão Social realizado neste sábado, levou serviços para a região do Setor Andrade Reis

Em sua 16ª edição, o programa Assistência Social Itinerante, realizado pela Secretaria de Assistência Social, atendeu e beneficiou centenas de famílias aparecidenses neste sábado, 12, na Escola Municipal Neivio Rocha no Setor Andrade Reis. Em pouco mais de 5 horas de ação, que tem como objetivo aproximar o serviço social das pessoas que vivem em Aparecida, os servidores realizaram centenas de atendimentos como a atualização do Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família); cadastro e recadastramento do Cadastro Único (CadÚnico), que é a porta de entrada para os programas do Governo Federal; emissão do passe livre e passaporte do idoso; e distribuição de mudas de árvores.

A secretária da pasta, Mayara Mendanha esteve presente na Escola e ressaltou mais uma vez o objetivo da ação. “Queremos com este projeto levar os atendimentos da pasta para mais perto da população, principalmente famílias carentes que dependem de auxílios e programas sociais para garantir o sustento e melhoria da qualidade de vida. Desta forma, a população consegue todos os serviços de forma mais rápida e gratuita. Pois, na maioria das vezes a população em vulnerabilidade social tem dificuldade de acesso à Secretaria de Assistência Social. E o nosso dever e obrigação é garantir o direito dessa família e jamais deixar que esse direito seja rompido”.

Os moradores dos setores Andrade Reis, Serra Dourada, Cidade Livre e região tiveram ainda acesso a outros serviços ofertados pela Secretaria de Assistência Social por meios do Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), como cadastramento no Tarifa Social, que reduz a conta de energia de famílias de baixa renda. Caroline Lima é moradora do Serra Dourada 3 e aproveitou o mutirão para ter acesso ao CadÚnico. “Vim me cadastrar no CadÚnico. E foi muito bom ter perto de casa e no fim de semana, pois não tinha como ir ao CRAS durante a semana. Assim tenho acesso aos aos benefícios da prefeitura e do governo federal”.

Na ocasião, os moradores da região acima de 12 anos poderão se vacinar contra a covid-19. Todas as três doses estarão disponíveis. Também será aplicada vacina infantil em crianças de 5 a 11 anos. A Helen Yasmin de 10 anos mostrou que apesar da idade está ciente de sua responsabilidade e se vacinou contra a covid-19. “Eu peguei covid uns tempos atrás e fiquei com medo. Agora estou vacinada e corro menos risco. Eu tomando vacina protejo a mim e as outras pessoas”, disse a criança que estava acompanhada da mãe, Jéssica Dias. “Aproveitei para tomar minha terceira dose”.

O prefeito Gustavo Mendanha, acompanhado do deputado estadual Paulo César Martins, também acompanhou de perto os atendimentos do Assistência Social Itinerante deste sábado. “Todos estão de parabéns por mais esta ação. O esforço de cada servidor aqui precisa ser reconhecido, porque é através deles que a população que mais precisa tem acesso aos benefícios sociais disponibilizados pela prefeitura e pelo governo federal, seja o Auxílio Brasil ou Vale Gás. Todos trabalhando unidos na busca da melhoria da qualidade de vida das pessoas”, comentou o prefeito enquanto jogava pebolim com as crianças na quadra da escola.

Equipes da Semas estarão disponíveis, também, para fazer os serviços rotineiros dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS’s) e dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREA’s). Entre esses serviços estão os de acompanhamento familiar e triagem para recebimento de cestas básicas.

Quem também aproveitou o mutirão social para ter acesso aos benefícios ofertados para a pessoa idosa foi o senhor Edvaldo Veríssimo, que mora no Marista Sul. “Eu vim fazer o passaporte do idoso para poder viajar para outras cidades de Goiás e do Brasil de ônibus, visitar parentes. E foi bem rápido e tranquilo”.