Central de videomonitoramento de Aparecida registra flagrante e impede furto em escola

Por Rackel Vieira

8 de fevereiro de 2021

Por Rackel Vieira

8 de fevereiro de 2021

Secretário nacional de Segurança Pública quer conhecer videomonitoramento de Aparecida de Goiânia
Foto: Claudivino Antunes

A Guarda Civil Municipal de Aparecida (GCM) conseguiu evitar que objetos da Escola Municipal Francisco Rafael Campos, no Conjunto Planície, fossem furtados. O flagrante aconteceu na tarde deste domingo, 07, por meio de câmeras da Central de Videomonitoramento do município. Guardas civis deslocaram até a escola impedindo que objetos fossem furtados ou que algum dano fosse causado ao patrimônio público.

Quatro menores de idade foram pegos em flagrante e encaminhados para o 4º Distrito Policial de Aparecida de Goiânia, no setor Garavelo. “Os guardas que operavam as câmeras no plantão do final de semana perceberam que havia uma movimentação estranha na unidade de ensino e acionaram as viaturas. Os menores infratores foram pegos ainda dentro da escola e levados para delegacia”, afirmou o secretário executivo do GGIM, Hanleryo Arantes.

Imagens de câmera de segurança

A Central de Videomonitoramento também flagrou outra ocorrência neste final de semana por meio do sistema de câmera do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Buriti Sereno. Na tarde de domingo, 07, os plantonistas da central flagraram dois indivíduos furtando a tampa de uma cisterna em frente a unidade de educação. Imediatamente a GCM foi se deslocou até o local, recuperou a tampa e autuaram os suspeitos.

A central de videomonitoramento fica no Centro de Inteligência Tecnológica (CIT), ao lado da Cidade Administrativa, sob coordenação do Grupo de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que integra todas as forças de segurança pública. Por meio do moderno sistema, a Guarda Civil, Polícia Militar e outras forças de segurança, têm conseguido impedir a ação de criminosos e danos ao patrimônio público.

O município já tem 214 câmeras em funcionamento. No total, 650 equipamentos irão fazer o videomonitoramento de prédios públicos, praças, parques, avenidas de grande fluxo, etc. Para isso, foram necessários 700km de cabeamento de fibra óptica. Um investimento da Prefeitura de Aparecida que visa reduzir em 70% o índice de criminalidade.