Centro de Geração de Emprego e Renda qualifica mulheres para mercado de trabalho

Por Rackel Vieira

23 de julho de 2022

Por Rackel Vieira

23 de julho de 2022


Foto: Claudivino Antunes

A primeira turma de informática recebeu certificado de conclusão de curso nesta sexta-feira, 22

“Agora posso entregar meu currículo com qualificação profissional preenchida e ter a chance de ser contratada por uma empresa”, comemorou Maria Aparecida da Silva, 29, nesta sexta-feira, 22, durante sua formatura do Curso de Informática Básica do Centro de Geração de Emprego e Renda de Aparecida de Goiânia.

Maria trabalha atualmente como manicure, mas sempre sonhou em ter um emprego fixo com carteira assinada. Ela está em busca de uma vaga de secretária mas, por falta de qualificação profissional, as oportunidades se fechavam para ela.

“Toda empresa que eu chegava eles olhavam para meu currículo e viam que não tinha nenhuma capacitação, então logo me descartavam e passavam a oportunidade para outra pessoa e, como não conseguia pagar pelo curso, eu ficava nessa situação. Agora com meu certificado a realidade com certeza será diferente”, conta a moradora do setor Cândido de Queiroz.

Para ajudar mulheres como a Maria a conquistarem a independência financeira, o Centro de Geração de Emprego e Renda, ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social, através da Secretaria Executiva da Mulher, oferta cursos profissionalizantes para o público feminino em situação de vulnerabilidade social ou que sofreu violência doméstica. Na tarde desta sexta-feira, 22, foram entregues os certificados de conclusão para a primeira turma do curso de Informática Básica da unidade.

“É com muita alegria que entregamos esses certificados. Como gestora da pasta que trata de políticas públicas para mulheres, me sinto orgulhosa de fazer parte desse momento e poder proporcionar o empoderamento feminino e a autonomia financeira de mulheres vulneráveis. Uma vez capacitadas elas conseguem empregos e saem daqui com a autoestima melhor”, ressaltou a secretária executiva da Mulher, Eudenir de Souza.

Cada aluna teve a disposição um computador exclusivo para fazer as atividades práticas. O curso presencial, com carga horária de 28 horas, foi ministrado por um especialista voluntário, o professor Fabrízio Vésica, que é formado em Sistema de Informação e Design Gráfico, além de pós-graduado em docência superior.

“As alunas aprenderam a utilizar o computador como ferramenta de trabalho, como usar em um ambiente corporativo no geral para que elas tenham oportunidade de reposicionamento ou ingresso no mercado de trabalho. Foram instruídas sob os princípios da informática básica, bem como os aplicativos Word, Excel, Power Point, aprenderam a elaborar documentos, ofícios, memorandos e agora, estão aptas para trabalhar”, disse o professor.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)