Centro de Geração Emprego e Renda é inaugurado em Aparecida

Por Solange Araújo

31 de março de 2022

Foto: Enio Medeiros

Unidade pretende qualificar mulheres vítimas de violência doméstica e jovens em busca do primeiro emprego através de cursos de qualificação

A Secretaria de Assistência Social de Aparecida de Goiânia, inaugurou nesta quinta-feira, 31, o Centro de Geração Emprego e Renda, que atenderá a população em situação de vulnerabilidade social em geral, em especial mulheres vítimas de violência doméstica e jovens em busca do primeiro emprego.

Localizada no setor Parque Santa Cecília, na Rua 12, a unidade é dividida em dois prédios. No primeiro, serão disponibilizados os cursos de qualificação de corte e costura, tear (para fins de tecelagem); salão de beleza e barbearia e informática. Já no segundo prédio, posteriormente serão ofertados os cursos de panificação e confeitaria.

O prefeito Gustavo Mendanha compareceu ao evento de inauguração e conferiu as instalações da unidade. “É um centro que vai trazer a oportunidade para as pessoas se qualificarem.  É um investimento que vai proporcionar conhecimento as pessoas para ocupar novos postos de trabalho”, declarou.

“Aqui também será feito o acompanhamento pela Secretaria Executiva da Mulher e também pelos CRAS (Centro de Referência da Assistência) porque nós entendemos a importância do reforço desses atendimentos”, destacou a secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha.

Leia também:

Rally do Centenário de Aparecida começa nesta sexta-feira, 1º de abril

Mayara ainda informou que o Centro de Emprego é a realização de um sonho. “Essa obra era nosso grande sonho. Hoje estamos entregando a unidade para a população que, por meio dos cursos de qualificação, poderão ter um diferencial a mais na hora de procurar uma vaga no mercado e assim ajudar ou garantir o sustento de suas famílias”.

O vice-prefeito, Vilmar Mariano, corroborou a fala da secretária sobre a importância da unidade. “Essa nova unidade é mais uma oportunidade para quem busca qualificação profissional para se realocar no mercado de trabalho”, comentou.

Os interessados nos cursos de qualificação serão cadastrados nas turmas, para que as aulas sejam iniciadas o mais breve possível. A expectativa é de que moradores de todos os bairros do município possam ter acesso aos serviços da unidade gerando mais ocupações, emprego e renda a Aparecida.

A gestora da nova unidade, Tia Deni, fala sobre o acolhimento que o Centro irá promover a quem precisa. “Nosso foco é trabalhar com mulheres, e principalmente tirar elas do ciclo da violência doméstica, resgatar para o mercado de trabalho e devolver a autonomia financeira”, comenta.

Aline Monteiro e prefeito Gustavo Mendanha
Foto: Enio Medeiros

Vida transformada

Na ocasião, a servidora Aline Monteiro emocionou a todos ao contar sua história de vida. Ela conta que viveu em situação de rua na sua infância, na adolescência se tornou usuária de drogas e que foi salva pelos serviços de acolhimento da Assistência Social.

Em seu breve discurso, a servidora agradeceu ao prefeito Gustavo Mendanha e a secretária Mayara Mendanha, pela “oportunidade de mudar de vida”, através dos serviços da secretaria. “Hoje não uso mais drogas, quero viver e cuidar da minha filha, graças a oportunidade que eu tive.  Só tendo oportunidades que podemos mudar de vida. Sou mãe de quatro filhos e tenho orgulho da mulher que me tornei”, agradeceu emocionada.

“É uma história que prova que vale a pena trabalhar com políticas públicas. Se eu finalizasse meu trabalho só com a transformação que Deus fez em sua vida eu já estaria grato, por mudar uma vida”, pontuou Gustavo após ouvir o relato de Aline.