Centro de Tecnologia de Aparecida é modelo para projeto em Goiânia

Por Rafael Freitas

1 de outubro de 2021

Foto: Caudivino Antunes

Para fomentar o desenvolvimento das cidades é necessário fazer investimentos em tecnologias. O uso de inovações é capaz de promover maior eficiência na gestão pública, a modernização das atividades econômicas e prestação de serviços à sociedade. A Prefeitura de Aparecida, por exemplo, tem investido em infraestrutura tecnológica e colocado a cidade como referência para outros municípios.

Nesse sentido, guardas civis da capital e técnicos da Prefeitura de Goiânia visitaram na manhã desta sexta-feira, 1º, o Centro de Inteligência Tecnológico de Aparecida (CIT), localizado na praça da Cidade Administrativa, com objetivo de buscar conhecimento sobre o sistema de videomonitoramento utilizado para a eficiência da segurança pública no município.

O secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), Hanleryo Arantes, apresentou as instalações do CIT e explicou como sistema é operacionalizado pelos agentes de segurança pública. “A equipe veio conhecer o nosso sistema de videomonitoramento. Goiânia está com proposta de construir algo semelhante e se espelha em Aparecida. Temos sido referência e é um orgulho para nós compartilhar experiências, servir todas as cidades brasileiras e nossa querida Goiânia que está aqui ao lado”, afirmou o secretário.

O assessor técnico Onofre Oliveira, da Secretaria de Relações Institucionais da Prefeitura de Goiânia, ressaltou a importância da troca de experiências e afirmou que a capital deseja investir em tecnologias, se espelhando em boas práticas como as que são desenvolvidas em Aparecida.

“Há pouco dias eu fui agraciado com uma visita em São José dos Campos e conheci o centro de tecnologia daquela cidade. Mas, se eu soubesse que Aparecida de Goiânia tem essa estrutura que eu estou vendo agora, eu não teria ido a São Paulo. As ferramentas daqui [de Aparecida] não deixam a desejar em níveis tecnológicos para nenhum lugar do Brasil. Eu saio daqui junto com nossas forças da Guarda Civil Metropolitana cheio de informações importantes para que Goiânia possa ter também o seu Centro Tecnológico. Portanto, nossa vizinha Aparecida tem níveis tecnológicos capaz de superar o que eu vi em outras cidades do país”, sublinhou.

CIT

O Centro de Inteligência Tecnológica (CIT) de Aparecida de Goiânia abriga duas centrais de videomonitoramento e um moderno Data Center que armazena informações e dados da prefeitura. A cidade de Aparecida conta com 720km de cabeamento de fibra óptica, número acima do que existe em todo o estado de Goiás, e 650 câmeras externas fazem a vigilância em ruas e avenidas. Além disso, Aparecida conta com 2 mil câmeras instaladas em órgãos públicos, como escolas, parques e unidades de saúde.