42 mil alunos voltam às aulas nesta quinta-feira em Aparecida

31 de julho de 2018

Foto: Jhonney Macena

Segundo semestre de 2018 será especial com a entrega dos uniformes

Os benefícios da educação para um ser humano em desenvolvimento vão muito além de aprender a ler e a escrever. Somente a educação é capaz de transformar uma comunidade socialmente, culturalmente e economicamente. Justamente por reconhecer a importância desse direito fundamental para todos, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) de Aparecida se preparada para a retomada das aulas na próxima quinta-feira, dia 02 de agosto.

A volta às aulas neste segundo semestre tem uma novidade bastante aguardada pelos pais dos alunos matriculados na rede municipal de ensino: a entrega dos uniformes. A distribuição das peças começa na próxima segunda-feira, dia 6 de agosto, em uma unidade a ser definida.

Cada um dos alunos da rede, entre Ensino Infantil e Fundamental, vai receber dois jogos de uniformes. Meninos que estudam pela manhã vão receber dois shorts, uma blusa de manga longa e uma blusa de manga curta e as meninas um shorts-saia e um shorts, além das duas blusas dos dois modelos. Quem estuda a tarde também vai ganhar dois jogos de uniformes: as meninas shorts e shorts-saia e os meninos dois shorts. Alunos do período vespertino receberão duas blusas de manga curta cada um.

Durante o último mês a Secretaria abriu matrículas para o Ensino Fundamental e 1.450 alunos se matricularam. Ao todo são 42 mil estudantes que retornam às salas de aula para dar continuidade ao aprendizado em 2018. Na Educação Infantil são cerca de 10 mil crianças e 28.234 na primeira fase (1º ao 5º ano) do Ensino Fundamental e 3.750 na segunda fase (6º ao 9º ano).

Educação Infantil

Também conhecida como Educação Básica, a Educação Infantil é a fase que envolve crianças de 0 a 5 anos de idade. Em Aparecida de Goiânia, o déficit de crianças que aguardam por vagas nesse modelo de educação está sendo reduzido gradativamente. Em maio, 1.229 crianças foram chamadas, o que permitiu uma redução no cadastro reserva, que atualmente é de 7.597.

Para o início do novo semestre, a Secretaria de Educação planeja inaugurar duas unidades de Educação Infantil nos setores Retiro do Bosque e Jardim Buriti Sereno. Além disso, readequações em 19 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) vão possibilitar a abertura de 21 novas turmas em unidades que já estão funcionando.