Checagem beira leito aumenta a segurança dos pacientes do HMAP

Por Polliana Martins

30 de janeiro de 2023

Por Polliana Martins

30 de janeiro de 2023


Foto: Caudivino Antunes

Também conhecida como tripla checagem, a metodologia conta com o uso de sistema de prontuário eletrônico, notebooks, carrinhos móveis e equipamentos para leitura de código de barras, agilizando o trabalho da equipe do Hospital Municipal de Aparecida na administração dos medicamentos

Cada vez mais informatizado, o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia — Iris Rezende Machado (HMAP), o maior do Estado construído por uma prefeitura e gerido pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, implantou, em outubro do ano passado, a checagem beira leito. A estratégia tecnológica tem apresentado resultados positivos para pacientes e colaboradores, aumentando a segurança e a transparência na prescrição, dispensação e administração de medicamentos. 

“Essa iniciativa hoje é realizada em todos os 235 leitos do Hospital, inclusive nas UTIs, e atende ao nosso propósito de consolidar um Sistema Único de Saúde (SUS) em Aparecida com excelência e foco no cuidado com as pessoas. Todos ganham com isso, desde os profissionais da assistência até os pacientes, porque é uma ferramenta organizacional que fortalece a cultura de segurança nos atendimentos, algo que já é marca registrada do HMAP”, destaca o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães.

Sistema inteligente

Gerente assistencial do HMAP, a enfermeira Camila de Carvalho Gambin explica o procedimento: “O médico faz a prescrição de forma eletrônica, automatizada, conferindo todas as medicações a serem realizadas. No momento de administração do medicamento, com um notebook na beira do leito e com o leitor de código de barras, verificamos os dados na pulseira de identificação do paciente: nome, data de nascimento, informações do prontuário, dentre outras. Dessa forma, evitamos trocas, checamos a medicação e a dosagem. Se não houver um ok do sistema inteligente, o profissional recebe um alerta para não executar a medicação”.

Segundo Camila, há várias barreiras de segurança na prescrição e na checagem, inclusive com conferência realizada por farmacêuticos: “Trata-se de um processo simples, didático e inovador. Ajuda muito a evitar erros e complicações relacionados à medicação dos pacientes e aprimora a integração entre os setores do hospital na atenção prestada às pessoas.”

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)