Cidade Administrativa da Prefeitura de Aparecida irá gerar economia e mais conforto aos cidadãos

Por Daniela Ribeiro e Allan David

7 de outubro de 2019

Por Daniela Ribeiro e Allan David

7 de outubro de 2019


Foto: Claudivino Antunes

Inaugurado oficialmente na manhã desta segunda-feira, 07, o novo prédio da Cidade Administrativa da Prefeitura de Aparecida será a sede dos gabinetes do prefeito e do vice-prefeito, 11 secretarias e o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). De imediato, o prédio irá proporcionar uma economia de cerca de R$ 150 mil reais mensais em alugueis, combustível e energia, além de promover maior conforto para servidores e para a população aparecidense.  A solenidade de inauguração contou com a presença de centenas de servidores municipais.

A mudança estava prevista desde a última gestão e as obras foram iniciadas em 2017, com ordem de serviço assinada pelo prefeito Gustavo Mendanha. “A nova sede administrativa vai reduzir gastos com alugueis e deslocamentos dos veículos, além de economia para o cidadão que não vai precisar fazer o trajeto entre as secretarias para abrir uma empresa ou resolver suas demandas junto ao poder público. Além disso, este prédio tem o tamanho da cidade, que tem 600 mil habitantes e antes tinha uma casa muito acanhada e agora irá receber a todos com conforto”, destacou o gestor.

Foto: Claudivino Antunes

Gustavo ainda ressaltou, em coletiva à imprensa que tem feito investimento em tecnologia com o projeto Cidade Inteligente. “Esse prédio moderno, confortável e inteligente vai ao encontro da qualidade do serviço público que nós procuramos prestar à população. Um serviço de excelência, com profissionais qualificados e, agora, num edifício dotado de sistemas sofisticados que garantem o funcionamento sustentável de suas instalações”, disse o prefeito Gustavo Mendanha ao lado da primeira-dama Mayara Mendanha, do vice-prefeito Veter Martins. Também marcaram presença na solenidade os vereadores e secretários municipais.

Entre os sistemas inteligentes, temos a captação de energia fotovoltaica (dos raios solares) que vai gerar energia elétrica para o prédio. Com seis pavimentos, integrados num edifício de 8 mil m², a estrutura fica no centro de uma área de 40.582,40 m², onde há um estacionamento com 807 vagas e uma praça para o lazer e convivência para a população. A construção do prédio foi feita por meio do Programa de Modernização da Administração Tributária e Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT) com aporte de R$ 19,3 milhões e contrapartida do Tesouro Municipal (R$ 3,3 milhões).

No contrato assinado com o BNDES, de valor total de R$ 40 milhões, as verbas do PMAT foram destinadas também a outras benfeitorias, como reforma de seis secretarias, aquisição de veículos para fiscalização de obras, Capacitação de servidores, implantação do ponto biométrico, vigilância eletrônica de prédios Públicos e modernização da infraestrutura da Tecnologia da Informação (TI). Esse último investimento, em especial, tem viabilizado a digitalização de 15 milhões de documentos do acervo da Prefeitura.

O novo prédio abriga as secretarias da Casa Civil; Governo; Articulação Política; Comunicação; Planejamento e Regulação Urbana; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Projetos e Captação de Recursos; Transparência, Fiscalização e Controle; Trabalho; Procuradoria; Licitação e Compras e Desenvolvimento Econômico. O contrato da Prefeitura com o BNDES para construir a Cidade Administrativa de Aparecida foi assinado em 2016, na gestão do ex-prefeito Maguito Vilela.

Também fazem parte da Cidade Administrativa, que abriga agora o novo prédio e a praça de lazer, o data center e a nova Central de Videomonitoramento, as secretarias da Fazenda, Administração e Recursos Humanos; Ciência e Tecnologia; Infraestrutura e a secretaria executiva de Cultura e Turismo. “Vamos economizar mais de R$ 150 mil reais e teremos aqui essa grande Cidade Administrativa, que será um marco de gestão pública com a administração municipal fazendo cada vez mais pela população”, comentou o secretário da Fazenda, André Luis Rosa.  

Foto: Rodrigo Estrela

Atendimento – Dentro da nova Cidade Administrativa funcionará também, no andar térreo, uma unidade do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). A agência da Prefeitura está equipada com 22 guichês, que realizarão atendimentos simultâneos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, sem intervalo para almoço. Para conforto do contribuinte, a sala possui grandes televisores controladores de senhas e ambiente climatizado com eficiente sistema de ar-condicionado.

Superintendente de Receitas Tributárias, Ana Paula Vilela destaca que esse novo ponto de atendimento, além de oferecer os serviços realizados no SAC do Centro, vai agregar serviços das secretarias de Planejamento e Regulação Urbana e de Meio Ambiente e Sustentabilidade. “Essa novidade vai proporcionar mais comodidade para o cidadão, que não terá mais que se deslocar entre vários locais para resolver suas demandas com a Prefeitura”, salienta Ana Paula.

Lazer e convivência

A Cidade Administrativa de Aparecida é também um local convidativo para o lazer. Na praça de convivência construída em frente ao prédio, a população pode aproveitar a academia aberta e o amplo espaço para fazer esportes ao ar livre, piqueniques ou passeios com as crianças e animais de estimação. E em consonância com o projeto Cidade Inteligente, que busca, entre outras medidas, prover os moradores com facilidades do universo digital, a praça possui uma árvore fotovoltaica. Esse mecanismo tem tomadas USB que recarregam smartphones e computadores portáteis.

Além do belo paisagismo, a praça tem ainda duas fontes, que ajudam a embelezar ainda mais esse novo cartão postal de Aparecida. Quem gosta de andar de skate e patins pode aproveitar os 12 mil m² de piso de concreto polido do local, que é ideal para essa prática esportiva. Os adeptos da caminhada e do pedal também estarão servidos na pista de caminhada e na ciclovia à disposição na praça. Em breve, com a futura instalação de três quiosques, a praça poderá se tornar um polo gastronômico a céu aberto, já que haverá espaço também para o estacionamento e funcionamento de food trucks.

Prefeito Gustavo Mendanha comemora aniversário junto aos servidores. Foto: Rodrigo Estrela

Aniversário – Durante a solenidade os servidores e autoridades presentes cantaram Parabéns à Você para o prefeito Gustavo Mendanha, pois neste segunda-feira, 07, ele comemora mais um ano de vida. A comemoração do aniversário do gestor municipal contou ainda com café da manhã antes do início dos trabalhos no novo prédio da Cidade Administrativa.

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