Codego e Prefeitura apresentam critérios para edital de chamamento das empresas para o Dianot

Por Lígia Mariani

20 de novembro de 2023

Por Lígia Mariani

20 de novembro de 2023

Foto: Bruno Moreira

Secretários municipais de Aparecida de Goiânia, vereadores e empresários, participaram na noite desta sexta-feira, 17, na Associação Comercial e Industrial (ACIAG), da reunião de apresentação e discussão de critérios para o edital de chamamento para instalação de indústrias na nova área da Companhia de Desenvolvimento de Goiás (Codego) em Aparecida de Goiânia, o Distrito Agroindustrial Norberto Teixeira (Dianot).

“Hoje viemos aqui para explanar aos empresários e autoridades municipais como vai funcionar o edital de chamamento e tirar todas as dúvidas relativas a esse assunto. Temos  como objetivo dar transparência, ampla publicidade e isonomia de oportunidade aos interessados em pleitear uma área nos novos distritos”, ressaltou o Presidente da Codego, Francisco Jr.

A consulta pública para o edital segue aberta até 24 de novembro e sugestões para a definição dos critérios para instalação de indústrias na nova área podem ser enviadas por e-mail protocolo@codego.com.br, do Departamento de Protocolo da Companhia. Ao enviar o e-mail, deve ser colocado no campo “Assunto” a frase: “Sugestões para editais do Dianot”.

“Estamos fazendo essa consulta pública para que a gente possa ter critérios claros e objetivos para alcançarmos a nossa meta que é escolher empresas em condição de fazer os investimentos necessários, gerar emprego e desenvolvimento para Goiás”, enfatizou Francisco Júnior.

Representando o prefeito Vilmar Mariano, a secretária de Governo, Pollyana Oliveira, falou da importância da reunião. A reunião de hoje com a equipe técnica da Secretaria de infraestrutura do estado, nossos secretários e representantes da Aciag é de suma importância para discutir os critérios para definição do edital de chamamento do Dianot. é uma oportunidade única para que esses empresários tomem conhecimento e essas empresas sejam instaladas aqui no novo Distrito o mais breve possível.”, salientou.

Próximos passos

Com a conclusão desse prazo de recolhimento de contribuições e análise das propostas, os editais com os critérios definidos para cada distrito serão divulgados e, na sequência, um chamamento público será realizado para que as empresas interessadas em investir no estado possam pleitear as novas áreas para instalação.

Dianot

Localizado na região metropolitana de Goiânia, o Dianot tem área de 2 milhões de metros quadrados. A previsão é que novo distrito, que tem potencial para se tornar o segundo maior de Goiás, gere aproximadamente 30 mil empregos diretos e indiretos para o estado. O investimento do Governo de Goiás será superior a R$ 100 milhões

Cronograma

O novo polo industrial de Goiás vai favorecer o crescimento econômico da região a partir de 2025, quando as primeiras etapas da obra serão entregues. A previsão para conclusão total é para o ano de 2026.

Além da Seinfra e Codego, a criação do Dianot contou com o esforço conjunto da Secretaria de Segurança Pública, da Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP) e da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, que garantiu a isenção tributária das áreas do distrito até que elas sejam transferidas para as empresas.

Presenças:

Participaram da reunião representantes do Governo estadual, os secretários Luiz Maronezi, Valéria Petersen (Meio Ambiente) e Felismar (Indústria e Comércio), os vereadores Camila Rosa, Araújo, Marcos Miranda, Vercelino Amendoim e Isac Martins, ex-presidentes da Aciag e empresários locais.