Coleta regular de lixo doméstico evita doenças e preserva o meio ambiente

Por Rodrigo Augusto

18 de julho de 2018

Por Rodrigo Augusto

18 de julho de 2018


Foto: Claudivino Antunes

Aproximadamente 400 toneladas de resíduos são recolhidas diariamente na cidade. Para saber o dia e horário da coleta no seu bairro ligue no 3545-9969

Deixar lixo acumulado em casa ou descartá-lo em local inadequado gera uma série de problemas para o meio ambiente e para a saúde pública. As consequências são a proliferação de vetores como ratos, baratas e micróbios e contaminação do solo pelo chorume – líquido escuro altamente tóxico formado na decomposição de resíduos orgânicos. Além da poluição do ar com a queima espontânea do lixo e a transmissão de doenças como verminose, cólera, dermatite de contato entre outras.

Para reduzir esses riscos Aparecida de Goiânia conta com o trabalho de mais de 130 homens e 16 caminhões que garantem a coleta diária de 400 toneladas de resíduos sólidos. O serviço é realizado 24 horas, todos os dias da semana e atende todos os bairros do município em uma área de 288,5 km², evitando problemas sanitários e garantindo qualidade de vida para aproximadamente 600 mil pessoas que moram no município.

Para atender toda a cidade, o recolhimento é dividido em 15 rotas com dias e horários alternados, ocorrendo entre duas ou três vezes na semana. Em algumas regiões, de acordo com a densidade demográfica, como Garavelo, Bairro Ilda, Centro, Vila Mariana, Setor Araguaia, Cruzeiro do Sul, Jardim Luz, Residencial Brasicon, Conjunto Estrela do Sul, Vila Brasília, Setor dos Afonsos e outras a retirada do lixo residencial é feita diariamente no período noturno.

Nos bairros em que a coleta não é realizada diariamente, o serviço é feito três vezes por semana, evitando o acúmulo de resíduos domiciliares. Vila Maria, Jardim Bonança, Parque Primavera, Conjunto Mabel, Vila Souza, Conjunto Planície, Chácara São Pedro, Parque Flamboyant, Setor Tocantins, Setor Real Grandeza, Retiro do Bosque e diversos outros, por exemplo, são atendidos nas segundas, quartas e sextas-feiras durante o dia. Em outras regiões, o trabalho é feito nas terças, quintas e sábados.

Para saber o dia e horário que a coleta é realizada em seu bairro, o cidadão pode entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano pelo telefone 3545-9969 ou pelo link. “A população pode colaborar com nosso trabalho ao colocar o lixo para fora no dia correto, evitando que cães e gatos rasguem as embalagens com os resíduos. É muito importante que cada residência ou comércio tenha uma lixeira instalada na calçada”, aponta o secretário da pasta, Fábio Passaglia.

Aterro Sanitário

Aparecida de Goiânia foi uma das primeiras cidades do país a se adequar à Política Nacional de Resíduos sólidos, instituída pela Lei Federal n° 12.305/2010. O Aterro Sanitário do município foi readequado dentro das normas em janeiro de 2014 e só é permitida a entrada de pessoas autorizadas no local, evitando com isso riscos de acidentes com catadores nas dependências.

De acordo com o diretor de resíduos sólidos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Régis Inácio Borges, o espaço para o tratamento e disposição dos lixos urbanos de Aparecida, que funciona no setor Vale do Sol, recebe 12 mil toneladas de resíduos por mês coletadas nos 249 bairros da cidade. “O lixo é pesado na entrada e direcionado para a praça de serviço onde são espalhados, compactados e aterrados em camadas, reduzindo ao máximo os impactos causados ao meio ambiente e evitando danos à saúde pública”, pontuou.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)