Coleta Seletiva auxilia na proteção do meio ambiente de Aparecida de Goiânia

Por Rafael Freitas

23 de julho de 2018

Foto: Enio Medeiros

Cada dia que passa precisamos nos preocupar mais com o meio ambiente e no que vamos deixar para as próximas gerações. Por isso que reciclar o lixo doméstico, separando e dando a destinação correta aos plásticos, papeis e demais itens ajudam na preservação das florestas e da água, reduzindo a extração dos recursos naturais. Diminuindo com isso a poluição da água, do ar e do solo, o que melhora a limpeza da cidade e até a prevenção de enchentes.

Com o objetivo de realizar a destinação adequada dos resíduos sólidos a Prefeitura de Aparecida de Goiânia implantou o serviço de Coleta Seletiva que atende atualmente 94 bairros da cidade. “Com a coleta seletiva conseguimos reduzir a quantidade de resíduos sólidos despejados no aterro sanitário, aumentando assim a sua vida e reduzindo os riscos de contaminação do meio ambiente”, pontuou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Fábio Passaglia.

O programa havia sido paralisado há cerca de um mês para adequação da nova empresa e voltou a operar nesta segunda-feira, 23. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano do município, Fábio Passaglia, uma nova licitação foi feita para contratação do serviço que volta ao normal nesta semana. “Para a coleta utilizaremos quatro caminhões que percorrerão as ruas dos 94 bairros que foram selecionados com base na densidade populacional e comercial”, salientou Fábio Passaglia.

O serviço da coleta seletiva ficou paralisado por cerca de 30 dias para que a empresa que venceu o processo licitatório se adequasse para melhor atender a cidade. “Precisamos realizar a troca das empresas por questões contratuais. Agora teremos uma maior qualidade na prestação do serviço para a população que tem colaborado e nos ajudado separando seu lixo reciclável”, destaca o diretor de resíduos sólidos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Régis Inácio Borges.

Como vai funcionar
O resíduo seco ou materiais recicláveis – papel, plástico, metal e vidro – serão recolhidos pelos caminhões baús da coleta seletiva, enquanto que os resíduos molhados ou material orgânico continuarão a recolhidos pelo serviço público de coleta comum dos caminhões compactadores. Todos os resíduos recicláveis coletados nos bairros serão pesados e doados a duas cooperativas de materiais recicláveis, composta por trabalhaores que atuavam dentro do aterro, quando este ainda era aberto, e que fazem o reaproveitamento dos materiais.

Para atender os 94 bairros selecionados, o recolhimento será dividido em 4 rotas com dias e horários alternados, ocorrendo uma vez por semana. A população poderá saber o dia e horário da coleta no bairro onde mora pelo telefone: 3545-9969 ou acessar o site da Prefeitura de Aparecida de Goiânia – aparecida.go.gov.br, e entrar na página da secretaria de Desenvolvimento Urbano que contará com listas tanto da coleta seletiva quanto da coleta comum.

Entre os bairros atendidos estão Garavelo, Bairro Ilda, Centro, Vila Mariana, Setor Araguaia, Cruzeiro do Sul, Jardim Luz, Residencial Brasicon, Conjunto Estrela do Sul, Vila Brasília, Setor dos Afonsos e outros.

Disque Busca – Segundo o diretor de Resíduos Sólidos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano o serviço de disque-busca deve ser retomado em setembro, pois a empresa também está de adequando para realizar o serviço. Por meio do telefone 3545-6040 o morador pode solicitar a coleta de objetos (móveis e eletrodomésticos usados) que não deseja mais e uma equipe da Prefeitura agenda um horário para a coleta.

Depois de recolhido, os materiais que podem ser reaproveitados são destinados às cooperativas de reciclagem do município, que trabalham no Internacional Park. O restante é encaminhado para o Aterro Sanitário. A ferramenta foi criada para auxiliar os moradores, mesmo não sendo uma atribuição do poder público. Por meio do disque-busca, a população evita o descarte incorreto de objetos, móveis e lixo em lotes baldios, áreas e vias públicas, margens de córregos e canteiros evitando problemas futuros.