Aparecida aplica 207 mil doses imunizando 37% da população adulta com a 1ª dose

Por Polliana Martins

29 de junho de 2021

Foto: Enio Medeiros

Secretaria de Saúde já vacinou mais de um terço da população adulta prevista para ser imunizada com a primeira dose contra o novo coronavírus. Vacinação segue em ritmo acelerado e faixa etária é ampliada sempre que chegam novas doses

Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) atualizado nesta segunda-feira, 28 de junho, o Município já aplicou, desde 20 de janeiro deste ano, 207.003 doses de vacinas contra a covid-19, sendo 159.487 como primeira dose e 47.516 como segunda. Isso significa que mais de 37% da população adulta da cidade já recebeu ao menos a dose 1 do imunizante e mais de 10% já recebeu a imunização completa com as duas doses.

Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que demonstram que Aparecida tem 422.666 moradores com idade acima de 18 anos, faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Anvisa para ser imunizada contra o novo coronavírus.

A coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro, informa que, até o momento, Aparecida já recebeu, para a 1ª aplicação, 167.742 doses, e, para a segunda, 58.400, totalizando 226.142. “Hoje temos 5.470 doses disponíveis para a primeira aplicação e 4.100 para a segunda. Vacinamos em ritmo acelerado e à medida em que chegam novas remessas vamos ampliando a faixa etária para aumentarmos a cobertura vacinal em toda Aparecida”, garante ela.

Menos casos graves, mais vidas salvas

“Não são apenas números, representam vidas salvas e milhares de pessoas que, após a imunização completa, se porventura forem infectadas, não terão casos graves, não precisarão de leitos de UTI e não falecerão. A vacina é a solução para vencermos a pandemia e retomarmos o crescimento econômico, e ainda é, acima de tudo, uma vitória da Ciência para trazer mais tranquilidade e esperança para a população”, afirma o prefeito Gustavo Mendanha.

Público atual da vacinação

Aparecida está imunizando atualmente todas as pessoas com 43 anos de idade ou mais, independentemente da condição ou de comorbidade, bem como os grupos prioritários em sete pontos de vacinação. Nesta terça-feira, 29 de junho, o serviço estará disponível sem necessidade de agendamento no drive-thru da Cidade Administrativa. O outro drive, o do Centro de Especialidades, no Jardim Boa Esperança, voltará a funcionar assim que chegar nova remessa de doses vindas do Ministério da Saúde (MS) e distribuídas pelo Governo de Goiás.

Já com agendamento prévio, a vacina é aplicada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) dos setores Andrade Reis, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim e na Central Municipal de Imunização. O agendamento é feito pelo aplicativo “Saúde Aparecida” e o acesso à ferramenta pode ser feito também pelo site da Prefeitura (aparecida.go.gov.br).

Grupos específicos como puérperas, gestantes, lactantes e profissionais de saúde são vacinados somente com agendamento pelo aplicativo. No caso dos trabalhadores da indústria, a imunização também requer agendamento organizado pela Coordenação de Imunização da SMS diretamente com os responsáveis das empresas. Já os profissionais da imprensa que moram ou atuam em Aparecida continuam a ser vacinados nos drives sem necessidade de agendamento.

O secretário de Saúde Alessandro Magalhães, além de frisar que as pessoas devem manter os cuidados preventivos, mesmo após a total imunização, ainda reforça que todos devem se vacinar quando chegar a hora: “Temos uma estrutura preparada para proteger a população, profissionais treinados e mobilizados para acolher e imunizar as pessoas com presteza e eficiência. Aproveitem essa chance, sejam responsáveis, vacinem-se na hora certa e fiquem atentos à data da segunda dose, com exceção dos que receberam a vacina Janssen, de dose única, com a qual começamos a trabalhar hoje”.