Com 55 anos de emancipação política Aparecida se prepara para o futuro com investimento em tecnologia

Por Frederico Noleto

12 de novembro de 2018

Por Frederico Noleto

12 de novembro de 2018

Foto: Wigor Vieira

No próximo dia 14 de novembro, quarta-feira, a cidade de Aparecida de Goiânia comemora seus 55 anos de emancipação política trazendo em sua memória uma narrativa carregada de emoções e de orgulho de um povo alegre e obstinado. Independência é sinônimo de evolução e o prefeito Gustavo Mendanha – que é um dos maiores entusiastas do modelo de governança inteligente, responsável e moderno – tem realizado uma gestão que aposta nas potencialidades da própria população para fazer uma administração que realmente eleve a qualidade de vida e o bem-estar social de todos a patamares jamais vividos. “Uma das mais importantes formas de independência se dá pela financeira. A segunda é a independência intelectual” – pontua o prefeito.

Findada a fase de consolidação dos suportes públicos indispensáveis ao funcionamento básico de cidadania, chega o momento dos cidadãos de Aparecida mergulharem na maravilhosa sensação de experimentar o conceito de Cidade Inteligente (Smart City), que proporciona o real empoderamento da população via desburocratização dos serviços públicos e interação direta no constante aprimoramento da gestão a partir dos sistemas de tecnologia. Trata-se de um modo de gestão que se abre à participação dos próprios moradores, segundo suas necessidades, para tornar a gestão cada vez mais eficiente.

O primeiro passo é implantação de uma rede de fibra ótica em toda a cidade e em todos os prédios da administração. O projeto Cidade Digital já se encontra em fase de licitação e propõe, muito além de apenas trazer agilidade no atendimento, levar a aculturação da população em inteligência social. O programa traz como base a mudança de paradigma para projetos de Smart City, dando foco ao cidadão ampliando a ideia de Cidade Inteligente para a de Cidadãos Inteligentes. “Como filho que honra o pai que a ele tudo propiciou eu quero, como forma de agradecer tudo o que me ofereceu, propiciar este tipo de cidadania, de transformação direta no dia-a-dia da administração e também nas decisões que definem o futuro da cidade. Seremos a primeira “Cidade Inteligente” do Estado de Goiás” – explica Gustavo Mendanha.

O bom trâmite do prefeito aliado a uma grande capacidade de articulação política e também à obstinação de fazer da própria cidade um lugar cada vez melhor para se viver, tem proporcionado alianças estratégicas. Seja com os atuais e os recém-eleitos representantes dos governos estadual e Federal quanto com a bancada de parlamentares de Goiás e também o Poder Judiciário. “A ideia é fazer com que esta independência se faça cada vez maior para propiciar mais qualidade de vida aos nossos cidadãos. O foco é sempre melhorar a vida do povo” – lembra Gustavo. Ele pontua que esse capital político acumulado está ajudando a tornar realidade antigos sonhos da cidade, como a inauguração do Hospital Municipal de Aparecida, que deverá acontecer no dia 14 de dezembro e a inauguração do novo e moderno prédio do Paço Municipal, que também deverá ser inaugurado na mesma semana.

“Somos campeões na geração de postos de trabalho em todo país, com a melhoria da estrutura de nossos polos e estamos investindo pesado em infraestrutura e na construção de conhecimento para criarmos uma nova geração de cidadãos, plenos de sua participação para a construção da Aparecida que sonhamos, para o presente e o futuro. Tenho muito orgulho de ser o indutor disso, pois é isso que quero para minha cidade. Que todos sejam partícipes de um mundo cada vez melhor, sempre respeitando e aprimorando o patrimônio e a memória de nossos pioneiros. Por isso desejo que todos os cidadãos se orgulhem deste novo legado que tenho muito orgulho de ajudar a propiciar” – finaliza o prefeito.

HISTÓRICO

A história da fundação da cidade de Aparecida começou em 1922, quando um grupo de fazendeiros da região realizou uma doação de terras à Igreja Católica. Nesta época a cidade pertencia ao Município de Pouso Alto, a atual Piracanjuba. O nome do povoado, Aparecida, deriva da padroeira do lugar, Nossa Senhora Aparecida. Em 1958 passou a integrar-se ao Município de Grimpas, hoje Hidrolândia, tornando-se distrito. Neste mesmo ano o então povoado mudou de nome outras duas vezes e passou a se chamar primeiramente município Vila Aparecida de Goiás e, depois, com a Lei Municipal n. 1.406, de 26 de dezembro, oficializou o nome Goialândia, que não foi bem aceito pela população. Foi então que em 14 de novembro de 1963 a Lei Estadual n. 4.927 elevou o distrito à categoria de município, modificando-lhe o nome para Aparecida de Goiânia, já com foros de cidade.

A história de Aparecida de Goiânia é formada por inúmeros assentamentos, que propiciaram um dos maiores índices de crescimento populacional do Brasil à época. Os primórdios da evolução social do pequenino povoado repousam na capelinha Nossa Senhora Aparecida, local onde os moradores praticavam cultos religiosos àquela que seria mais tarde consagrada a padroeira do lugar. Os primeiros habitantes nutriam o sentimento religioso da Igreja Católica Apostólica Romana. Os sacerdotes de Campinas se transportavam para o pequeno lugarejo em animais a fim de cumprirem missão de fé, acentuando a agregação religiosa no local, que passou a se transformar em rota de tropeiros e romeiros. Hoje Aparecida de Goiânia é uma das maiores cidades não capitais do país e vive um verdadeiro boom econômico e social.