Com a volta às aulas, Aparecida retoma atividades do Programa Saúde na Escola

Por Polliana Martins

12 de agosto de 2022

Por Polliana Martins

12 de agosto de 2022


Foto: Claudivino Antunes

O PSE, criado pelo Ministério da Saúde (MS), engloba ações educativas e também para avaliar e encaminhar as crianças, se necessário, para receber tratamentos nas unidades da Secretaria de Saúde

Com a volta às aulas após as férias escolares, as atividades do Programa Saúde na Escola (PSE) estão sendo retomadas em Aparecida. A iniciativa é uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Educação (SME) com o objetivo de promover, para os estudantes e responsáveis, durante o período letivo, a atenção à saúde na Educação Básica. A partir de hoje, 12 de agosto, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Andrade Reis inicia uma série de ações educativas que se estenderão até 2 de dezembro.

O cronograma da Andrade Reis prevê palestras e práticas abordando os seguintes temas no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Simão Manoel Neto (Avenida dos Girassóis, quadra 12, Setor Andrade Reis):

12/08/2022 – Prevenção de Dengue e Covid;
26/08/2022 – Prevenção e Promoção da Saúde Ocular e Auditiva;
09/09/2022 – Reunião com Pais: Direito Sexual e Reprodutivo; Uso de Álcool e outras Drogas (15:30h);
10/10/2022 – Promoção da Atividade Física e Segurança Nutricional;
11/11/2022 – Promoção à Saúde Bucal;
02/12/2022 – Promoção da Cultura de Paz e Prevenção de Violências.

Na abertura dos trabalhos nesta sexta-feira no Simão Manoel Neto, a equipe da UBS Andrade Reis tratou do tema “Prevenção de Dengue e Covid” para 120 crianças de 1 a 5 anos de idade acompanhadas pelos funcionários do CMEI. À frente das ações estavam a gestora da UBS, Ozany Martins, a enfermeira Mara Rúbia de Sousa Barbosa Manzan e os servidores administrativos Helena Porto (Que estava vestida de “mosquito da dengue” para animar a garotada) e Sílvio Rodrigo.

Educação em Saúde com alegria

No início das atividades, a meninada estava eufórica, mas assim que começaram as palestras, foram, aos poucos e sob os comandos das professoras, sentando em seus lugares no pátio central do CMEI e prestando atenção nas explicações. A enfermeira Mara Rúbia falou para os pequeninos, de maneira clara e simples, sobre os sintomas básicos da dengue e da covid-19, como evitar as doenças, como manter os quintais e casas sem água parada e outras informações.

Quando Helena Porto entrou vestida de mosquito, usando uma roupa listrada preta e branca, com um longo bico e asas, as crianças reconheceram o personagem e aí alternaram momentos de puro hipnotismo, vidradas no inseto saltitante e que conversava com elas, para outros de gritaria e risadas em coro. A atividade foi dinâmica e divertida e deixou a meninada afiada nas respostas e bem à vontade. Quando o “mosquito” ameaçou botar seus ovos no CMEI, vasculhando lixeiras e plantas sem encontrar água parada, os pequeninos gritavam “xô” e caíam na gargalhada.

Ana Luísa e Gustavo, ambos com 4 anos de idade, tiveram várias mudanças de comportamento durante o evento, assim como os coleguinhas. Começaram brincando, depois ficaram calados e atentos, explodiram em gritos e risos, interagiram muito com as palestras, não tiraram os olhinhos das peripécias do mosquito da dengue e se divertiram a valer. Responderam em coro sobre alguns sintomas da covid-19 e no auge da emoção, quando o mosquito fingiu “voar” entre as mesinhas, se levantaram e ajudaram a espantar o bicho com gritos e tchauzinhos frenéticos.

Resultados positivos para a comunidade

A enfermeira Mara Rúbia, palestrante desse tipo de ação há 10 anos, destacou a importância e os resultados do PSE: “ Temos uma aceitação muito boa. A interação, de forma lúdica e criativa, da escola com a unidade de Saúde, desperta, intuitivamente, tanto nos pequeninos quanto no ambiente familiar, mudanças positivas de comportamento e apresenta novas doenças e situações epidemiológicas. Trabalhamos tanto com as crianças, alunos, quanto com os pais e responsáveis. Teremos atividades exclusivas para os adultos tratando sobre temas como consumo de álcool e outras substâncias e sexualidade. Para todas as idades, percebemos a perpetuação do conteúdo, tempos depois, na sala de aula, na família e na vida cotidiana. ”

Já a gestora Ozani Martins acrescentou que “a maioria dessas crianças e suas famílias já são nossos pacientes e aqui estreitamos ainda mais os nossos laços. O PSE é muito relevante, é uma parceria na qual vemos os resultados benéficos para a vida de muitas pessoas de todas as idades. São momentos de Educação em Saúde verdadeiramente transformadores para a comunidade local e certamente contribuem para o bem-estar de toda a cidade e para um futuro mais saudável. ”

Ampla mobilização na cidade

A chefa de Redes Temáticas Ciclos de Vida, Amanda Faria, informa que, em Aparecida, o Programa mobiliza profissionais de 32 UBS’s e envolve 46 escolas, incluindo uma de tempo integral, três conveniadas e 17 CMEI’s, todas cobertas pela Estratégia Saúde na Família (ESF).

Até o fim do ano, estão previstas atividades diversificadas nas escolas com temas como o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da chikungunya, da zika e da febre amarela urbana; Promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas; Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; Promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos; Prevenção das violências e dos acidentes; Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças; Promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor; Verificação da situação vacinal; Promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil (Para alunos menores de 10 anos); Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração; Direito sexual e reprodutivo e prevenção de IST/AIDS; Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração e ação de prevenção à covid-19, dentre outros assuntos.

“As unidades da SMS estão empenhadas nas atividades do Saúde na Escola. Já tivemos ações feitas pelas UBS’s Santa Luzia, Parque Trindade, Santo André, Buriti Sereno, Retiro do Bosque, Bandeirantes, Veiga Jardim, Cruzeiro e Jardim Bela Vista, dentre outras. Neste segundo semestre teremos novas atividades e todas as UBS’s estão comprometidas com essa mobilização pública de conscientização para viver melhor e com mais saúde”, frisa Amanda Faria.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)