Com aproximação do Enem, prefeitura intensifica aulões gratuitos

Por Thayza Marins

23 de setembro de 2019

Por Thayza Marins

23 de setembro de 2019

Foto: Enio Medeiros

O projeto Juventude Enem é gratuito e aborda em aulões e aulas temáticas, as disciplinas e temas que podem ser abordados na prova nacional

Preparar os alunos de Aparecida que não têm condições de pagar um cursinho particular, para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é o objetivo da Secretária Executiva de Juventude. E na manhã de sábado, 21, a pasta promoveu a 3ª Aula Temática envolvendo assuntos interdisciplinares na Igreja Videira no Setor Garavelo Park. O aulão Juventude Enem contou com a presença de estudantes da igreja e do Ensino Médio.

Nesta terceira edição, as Aulas Temáticas foram voltadas para as disciplinas de Química, História e Redação. “É muito importante abordar temas interdisciplinares, pois esta é uma forma de ajudar os alunos a entender como funcionam as questões na hora da prova. Assim eles estarão mais preparados. Mais de 1.500 alunos foram beneficiados por meio do programa e agora as aulas serão intensificadas com atividades todos os fins de semana”, informou o secretário da Juventude, Hanleryo Arantes.

Thiago Machado de 17 anos, vai prestar o Enem deste ano para Medicina Veterinária, participou do aulão pela primeira vez e aprovou a ação. “Eu estou gostando muito dessa aula, porque as nossas escolas não tem tanto tempo para focar só em matéria que vai cair no Enem e aqui os horários são divididos abordando vários temas. Estamos todos concentrados sugando o máximo de conhecimento pra chegar lá e arrasar”, comentou o aluno.

O professor de Geografia Douglas Santiago explica como a parceria entre a Prefeitura e o cursinho Jubé Preparatório, tem feito a diferença na vida dos alunos. “Começamos a trabalhar com esses jovens que não tem a oportunidade de fazer um cursinho para poder repassar o conteúdo mais detalhadamente e principalmente, motivá-los para a prova. Ministramos aulas descontraídas e dinâmicas sobre assuntos que podem cair no Enem e essa parceria do público com privado tem feito a diferença na vida desses jovens”, frisou o professor.

O Juventude Enem é um preparatório totalmente gratuito para jovens aparecidenses que irão fazer as provas do Exame Nacional. Os aulões, que antes ocorriam apenas uma vez por mês, serão realizados todos os sábados, até a véspera da aplicação da prova, que será nos dias 03 e 10 novembro. Todas as aulas serão temáticas, com conteúdo específico, além de simulados, teleaulas e podcasts com assuntos como redação, física, entre outras matérias.

“Pra os podcasts e teleaulas vamos colocar em funcionamento nos próximos sias, uma plataforma que irá disponibilizar todo o conteúdo aplicado nos aulões em forma de vídeo aulas e podcasts, oferecendo também o calendário completo do programa até a prova do enem, tudo gratuito para nossos alunos de Aparecida”, informou o Hanleryo.

Os interessados devem ser alunos ou ex-alunos da rede pública de ensino e fazer o cadastro pelo whatsapp (62) 98448-6654 da secretaria.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia vinculada ao Ministério da Educação do Brasil, e foi criada em 1998. O Enem é o maior exame vestibular do Brasil e o segundo maior do mundo. Ela é utilizada para avaliar a qualidade do ensino médio no país. Seu resultado serve para acesso ao ensino superior em universidades públicas brasileiras, através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), assim como em algumas universidades no exterior.