Com mais de 67 mil cadastros, aplicativo Saúde Aparecida é ampliado para o sistema iOS

Por Polliana Martins

27 de novembro de 2023

Por Polliana Martins

27 de novembro de 2023


Foto: Jhonney Macena

No app é possível agendar consulta com clínico geral, pediatra, médico da família e ginecologista

Lançado pela Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) neste ano, agora o aplicativo “Saúde Aparecida” foi ampliado também para o sistema operacional iOS, além do Android. A ferramenta está disponível na App Store e na Play Store para ser baixada em aparelhos com qualquer um dos dois sistemas operacionais. O app permite o agendamento de consultas da Atenção Básica (clínico geral, pediatra, médico da família e ginecologista).

O aplicativo permite ainda agendar testes para diagnóstico da covid-19 no Centro de Especialidades, marcar uma consulta de retorno, inclusive com médico especialista, bem como ter acesso a atestados médicos emitidos nas três UPA´s da cidade: Brasicon, Buriti Sereno e Flamboyant. Até o momento, mais de 67 mil pessoas já baixaram o app e mais de 42 mil agendamentos foram realizados pela ferramenta.

Como acessar?

Os moradores de Aparecida de Goiânia devem acessar a App Store ou a Play Store, baixar o aplicativo “Saúde Aparecida” e inserir os dados solicitados para o acesso (login) de novos usuários (CPF, e-mail e número de celular). Em seguida, devem criar uma senha. Após esse procedimento, basta acessar o app sempre que precisar e aproveitar os benefícios.

No momento do primeiro acesso, se for necessário atualizar o cadastro do usuário no sistema da SMS, será enviada uma mensagem automática de orientação. A atualização pode ser feita em qualquer uma das 42 Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) da cidade, bastando apresentar RG ou Certidão de Nascimento, CPF e comprovante de endereço. Em até 24h após a atualização já será possível concluir o login e acessar todos os benefícios da ferramenta.

Saúde na palma da mão

“O aplicativo foi criado para facilitar a vida da população. Ele faz parte da informatização da rede, que inclui ainda a devida capacitação dos profissionais e a instalação de fibra óptica em todas as unidades de saúde. Temos trabalhado incansavelmente para cuidar melhor das pessoas. Por isso, ampliamos o app para abranger mais moradores que terão acesso a serviços públicos na palma da mão, no celular”, destaca o prefeito Vilmar Mariano.

O secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, informa que as marcações realizadas diretamente nas unidades de saúde e via teleagendamento (0800-646-1590) continuam. Ele acrescenta que “aumentamos a capacidade de atendimento e hoje são ofertadas mais de 90 mil consultas por mês em toda a rede. Nossos usuários têm três opções de agendamento: presencialmente, por telefone e pelo aplicativo. Neste, já atingimos 67.169 pessoas cadastradas, montante que não para de crescer e vai acelerar ainda mais com essa ampliação. ”

Ferramenta eficiente

O superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, aponta a eficiência do aplicativo: “Desde a sua efetivação, a ferramenta já realizou 42.493 agendamentos de consultas (Atenção Básica e especializadas). Agora, esses números devem subir significativamente. As pessoas têm tido mais segurança e conforto com o app, estão se adaptando e confiando no processo”.

A diretora de Informatização da SMS, Adriana Braga, comemora a adesão da comunidade ao app e afirma que a expectativa é a de que o Saúde Aparecida ofereça cada vez mais novos recursos para os usuários do SUS. “Começamos com os agendamentos da Atenção Básica e retornos. Mas, permanentemente testamos e fazemos ajustes. Novas funcionalidades serão ofertadas sempre que possível”, declara.

Já a servidora da equipe de Informatização da SMS, Ana Kamila Conceição, que atua no acompanhamento e verificação do app, lembra que diariamente são geradas novas vagas na ferramenta: “As agendas de cada médico são renovadas semanalmente, e, em caso de não haver vagas disponíveis num determinado momento, em até 7 dias são abertos novos agendamentos. O app está em constante aprimoramento”.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)