Começa 10ª Conferência Municipal de Assistência Social de Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: Jhonney Macena

​Aparecida de Goiânia, 18 de junho de 2015 – Teve início na tarde desta quinta-feira (18) no auditório do Sesi de Aparecida a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social (CMAS). Abertura do evento – que conta com cerca de 200 inscritos entre assistentes sociais, conselheiros tutelares, representantes de entidades da área e de vários segmentos sociais – contou com a participação do vice-prefeito, Ozair José (PT). As conferências municipais são espaços de caráter deliberativo em que são debatidas e avaliadas a Política de Assistência Social.

Com o tema “Consolidar o SUAS de Vez. Rumo a 2026”, a 10ª CMAS tem o objetivo de debater temas acerca da consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), da participação popular e de entidades sociais, além de contribuir para uma gestão democrática na área. “Em Aparecida temos uma equipe muito preparada e muito comprometida. São pessoas que dedicam suas vidas em prol da melhoria da qualidade de vida daqueles que estão menos prestigiados socialmente” – afirma o secretário de Assistência Social, José de Ribamar.

A abertura oficial ficou por conta do explicou coordenador da Casa dos Conselhos e presidente do CMAS, Hamilton Fidelis Junior. “Temos que parabenizar a todos pela conquista da Casa dos Conselhos, uma grande vitória de todos nós e que foi uma proposta deliberada em uma destas conferências. Além dela, já tivemos várias vitorias. Mas hoje nosso sentimento de “estamos gratos” não pode ser maior do que o sentimento de “queremos mais”. Muito avançamos mas muito ainda temos de avançar” – conta.

Após a posse dos conselheiros houve uma palestra de Dilma Pio de Santana – graduada em Serviço Social e Direito pela Universidade Católica de Goiás – UCG, mestre em Sociologia Política pela UFG – que fez um breve histórico sobre a política de Assistência Social. Existe uma grande sintonia dos secretários entre si e com suas equipes. Estamos todos juntos nesta luta de tentar trazer soluções para resolvermos principais problemas desta cidade e tornar a vida das pessoas cada vez melhor.

Também participaram da mesa de abertura a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Denise Barra, o vereador Vencerlino Amendoim (PSL) e os secretários Domingos Pereira (Educação), Ozéias Laurentino Júnior (Comunicação Social). Após a solenidade de abertura foram empossados os novos membros do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Aparecida de Goiânia.

A conferência seguirá até a tarde desta sexta-feira (19). “Fomos escolhidos para fazer valer as leis que já existem e também para representar da sociedade organizada e fazer uma ponte com os poderes públicos. O conselho tem um papel fundamental na fiscalização e formulação das políticas públicas voltadas para a área de Assistência Social no município” – conta Weyder Moreira, presidente da Organização Brasileira de Desenvolvimento e Cidadania (OBDC).