Iniciada restauração da Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida

Por Rafael Freitas

8 de fevereiro de 2023

Foto: SECOM

O secretário de Cultura de Aparecida, Érick Magalhães, e o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Goiás, Allyson Cabral, realizam na manhã desta terça-feira, 07, vistoria nas obras de restauração da Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida. O monumento é protegido por lei de tombamento federal por ser patrimônio cultural do município.

Nessa primeira etapa foi realizada a retirada do piso interno e dos barrotes. Para realizar todas as intervenções foram levantados anteriormente os aspectos históricos, artísticos, ambientais e antrópicos que influenciam o estado de conservação da igreja.

“A tramitação do projeto de restauração foi realizada pela Secretaria de Cultura e estamos conferindo de perto a execução dos trabalhos em suas etapas. Essa é a primeira vistoria oficial que realizamos e fico muito feliz por ver uma obra tão esperada por nós ganhando forma. Depois que tudo ficar pronto vamos ter uma igreja renovada e bonita para receber as pessoas”, afirma o secretário municipal de Cultura, Érick Magalhães.

Secretário Érick Magalhães e Allysson Cabral

Aprovado pelo Iphan, o projeto que estabelece a restauração das características físicas e patrimoniais da igreja centenária, observando o conjunto de elementos necessários à preservação da edificação, melhorias na parte elétrica, hidráulica, estrutural e de conservação do monumento.

O superintendente do Iphan em Goiás, Allyson Cabral, afirma que as obras estão dentro do esperado. “Já cercaram a igreja com tapumes e o início das intervenções está de acordo com o cronograma. É uma obra dedicada a preservação das características do centenário da igreja e que vai dar novo salto de qualidade ao templo. É importante dizer que essa é uma visita para verificar o início das obras, não é propriamente uma inspeção técnica”.

A ordem de serviço para o início das obras de restauração foi assinada pelo prefeito Vilmar Mariano no dia 26 de janeiro deste ano. A Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida, conhecida como Igreja Matriz, está localizada no Centro Histórico da cidade.

A expectativa é de que as intervenções de restauração da igreja sejam realizadas em até 12 meses, conforme contrato com Marsou Engenharia, empresa responsável pela restauração do monumento. A obra está orçada em R$ 1,5 milhão proveniente de emendas parlamentares dos deputados federais Professor Alcides e Francisco Júnior com contrapartida da Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Cultura.

Durante o período, as missas e atividades da igreja serão realizadas no Salão Paroquial, na Praça Matriz, em frente ao santuário. “Estão sendo restaurados a história, a vida e a memória de um povo. Um sonho que está se concretizando com fé, esperança e gratidão. Estou muito feliz por participar desse momento da comunidade católica e da nossa cidade”, sublinha o frei Ednilson Vaz, reitor da Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida.