Começam as obras da Praça da Juventude no setor Garavelo

Por Rafael Freitas

1 de julho de 2020

Foto: Fernando de Castro

A Prefeitura de Aparecida, por meio das secretarias de Desenvolvimento Urbano e Esporte e Lazer, lançou oficialmente na noite desta quarta-feira, 1º, por meio de videoconferência, o início das obras da Praça da Juventude, na Avenida Igualdade, no setor Garavelo. Para evitar aglomerações e consequentemente a disseminação do novo coronavírus, a solenidade foi realizada com transmissão ao vivo pelo Facebook da prefeitura e com a participação da população.

O lançamento contou a presença do prefeito Gustavo Mendanha, vice-prefeito Veter Martins, do secretários Max Menezes (Desenvolvimento Urbano) e Gerfeson Aragão (Esporte e Lazer),  presidente da Câmara Municipal, Vilmar Mariano, além dos vereadores Fábio Ideal e Lelis Pereira, que moram na região da obra.

O projeto prevê a construção de ginásio poliesportivo coberto com arquibancada, pista de skate, teatro de arena com capacidade para 100 pessoas, pista de caminhada, parquinho infantil, academia aberta, campo de futebol e quadra de vôlei de praia, além de uma sala administrativa, entre outros.

No local também serão plantadas árvores nativas e 2,3 mil metros m² de grama esmeralda. A obra está orçada em R$ 2,7 milhões e está prevista para ser concluída no prazo de 10 meses. O investimento é oriundo de emenda parlamentar dos ex-deputados federais Sandes Junior e Daniel Vilela com contrapartida da prefeitura.

A Praça da Juventude terá cerca de 1,5 mil m² e será construída na área pública onde funcionava o antigo Cais Garavelo, que foi desativado por decisão judicial e substituído pela UPA do Buriti Sereno. A prefeitura decidiu implantar uma praça no local ocioso depois de realizar audiências públicas com moradores do bairro e comerciantes da Avenida Igualdade.

“No início da minha gestão fizemos uma enquete e audiências públicas para ouvir os moradores e comerciantes da região sobre o que eles queriam que fosse construído no local. Eles escolheram uma praça e hoje estamos fazendo o lançamento desse importante benefício para a população de Aparecida. A Praça da Juventude será construída em um espaço que estava desativado e em poucos meses será transformado em um cartão postal no setor Garavelo”, afirmou o prefeito Gustavo Mendanha.

O secretário Max Menezes afirma que a praça será uma das mais importantes de Aparecida. “A Praça da Juventude irá beneficiar milhares de pessoas. Será um espaço bem equipado, aconchegante, revitalizado, preparado para práticas esportivas e lazer da população. A área já está cercada para as obras e em poucos meses a população do Garavelo e região terá a oportunidade de aproveitar dessa belíssima praça”, destaca o secretário Max Menezes.

O ex-deputado Daniel Vilela participou do lançamento virtual da obra e destacou a importância da praça para a cidade. “Aparecida cresceu muito e com esse crescimento vêm os investimentos. Essa praça estava na lista de projetos da prefeitura e eu, no mandato de deputado federal, ajudei a viabilizar essa conquista. E fico muito feliz de participar do lançamento de obras desse importante benefício para a população de Aparecida”, afirmou.

O vereador Fábio Ideal, que é morador da região, comemorou o lançamento de construção da praça. “Esse era um sonho dos moradores do setor Garavelo. Uma área que antes estava vazia e sem utilidade, agora já está cercada para o início as obras. A praça depois de pronta proporcionará melhor valorização da região, embelezamento da Avenida Igualdade e melhor oportunidade para os jovens e para aqueles que se dedicam ao esporte”, pontuou. “O setor Garavelo merece esse importante benefício. Uma praça que em poucos meses será entregue e será ponto de cultura, lazer, atividade física e diversão para os moradores”, completou.