Comissão de Educação da Câmara homenageia professores de Aparecida

Por Felipe Fulquim

16 de outubro de 2019

Por Felipe Fulquim

16 de outubro de 2019


Foto: Wigor Vieira

Cerimônia realizada ontem no auditório da Aciag reuniu professores do ensino básico e superior de diferentes instituições de Aparecida. Entre os 150 homenageados, estavam também professores da Rede Municipal de Educação

A Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, por iniciativa da Comissão de Educação, ofereceu homenagens por meio de certificados de mérito educacional a mais de 150 professores na noite de ontem, 15, Dia do Professor, em cerimônia realizada no auditório da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag).

Na relação de docentes homenageados, constava o nome de 42 professores e professoras que integram os quadros de unidades educacionais da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo de Aparecida. O presidente da mesa diretiva dos trabalhos e também presidente da Comissão de Educação da Câmara, vereador Willian Panda (PC do B), explicou os critérios de escolha dos homenageados da noite.

“Nossos vereadores e gestores das unidades educacionais de diferentes instituições de Aparecida indicaram seus professores a serem homenageados com base nos relevantes trabalhos prestados em suas instituições. O momento político que vivenciamos no país exige apoio aos professores, que tem vivido uma drástica redução de investimentos em suas carreiras no Brasil. Realidade que é diferente em Aparecida, onde temos tido um diálogo profícuo com o poder público e avançados em conquistas para categoria”.

Na mesa diretiva da sessão solene marcaram presença a secretária municipal de Educação, Cultura e Turismo de Aparecida, Valéria Pettersen e os vereadores Rosildo Manoel (PP), Hilário Giacomet (PSB), Bira Contador (DC) e Leandro da Pamonharia (PV). Além deles, foram destaques também Divino Gustavo (Unifan), representando o deputado federal professor Alcides, José de Araújo Oliveira (UFG Aparecida), Valdeci Português (Sintego), Ana Lúcia Siqueira (IFG), João Cândido (UEG Aparecida) e João Batista de Deus (Adufg).

Em sua fala, Valéria Pettersen, que representou o prefeito Gustavo Mendanha, destacou os avanços na Educação em projetos que têm o professor como protagonista. “A formação continuada, o pagamento da folha salarial em dia com recursos dos governos federal e municipal, os investimentos em robótica e na Escola Municipal de Artes são exemplos dos investimentos nos professores da nossa rede. Ser professor não é fácil e, sabedores disso, temos procurado investir em uma educação de qualidade no nosso município”.

O público presente também acompanhou a palestra da professora Fabiana Albino, que é mestre em desenvolvimento humano e que ministrou na noite o tema “Educação do Futuro”. Em uma de suas principais falas, a palestrante explicou para o público qual seria o principal que vem sendo estudado mundialmente na Educação, que, segundo ressaltou, o Amor e a Inteligência Emocional.

“A preocupação com o nosso semelhante é o que tem se estudado no mundo e os valores humanos é o cerne da Educação do século XXI. O amor é fonte de estudos para uma sociedade melhor e deve ser a fonte de preocupação de ensino nas nossas escolas para reverter o processo de desumanização que estamos vivendo na contemporaneidade em todo o mundo”.

Homenageados

Para a professora Aline Ferreira Miranda, que é pedagoga há 18 anos nas redes municipal e estadual de Educação em Aparecida e há três anos trabalha na Escola Municipal Cidade Satélite São Luiz, essa homenagem fortalece o papel profissional da docência. “Qualquer forma de reconhecimento do nosso trabalho nos dias atuais reforça nosso valor social enquanto profissionais. Existe muito desrespeito dentro e fora da escola. Homenagens como essa são formas de estimular outras homenagens desta envergadura em Aparecida e em Goiás”.

Já para o docente Renato Ribeiro Rodrigues, professor de Educação Física na rede municipal e estadual de ensino há 10 anos, o evento falou sobre os diferentes professores homenageados, considerando os níveis de ensino em que eles atuam. “Essa data deve ser sempre lembrada nas redes estadual, municipal e federal de ensino pela importância que temos para formação do cidadão em nossa cidade, estado e país”.

O diretor da UEG Câmpus Aparecida, professor João Cândido, destacou a importância da valorização do professor na sociedade brasileira. “O papel do professor é fundamental na formação, pois ele se coloca como um exemplo em nossa sociedade na transmissão de valores e conhecimentos que serão vivenciados por seus alunos”.

Entre os homenageados da noite estiveram presentes professores que atuam no serviço público e privado de escolas, faculdades, universidades de Aparecida de Goiânia. No rol dos professores homenageados na ocasião, o professor Alexandro de Souza Ramos, que é gestor do Cmei Azélia de Oliveira, discursou em nome de todos os prestigiados pelo evento. 

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)