Comissão de Educação da Câmara homenageia professores de Aparecida

Por Felipe Fulquim

16 de outubro de 2019

Foto: Wigor Vieira

Cerimônia realizada ontem no auditório da Aciag reuniu professores do ensino básico e superior de diferentes instituições de Aparecida. Entre os 150 homenageados, estavam também professores da Rede Municipal de Educação

A Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, por iniciativa da Comissão de Educação, ofereceu homenagens por meio de certificados de mérito educacional a mais de 150 professores na noite de ontem, 15, Dia do Professor, em cerimônia realizada no auditório da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag).

Na relação de docentes homenageados, constava o nome de 42 professores e professoras que integram os quadros de unidades educacionais da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo de Aparecida. O presidente da mesa diretiva dos trabalhos e também presidente da Comissão de Educação da Câmara, vereador Willian Panda (PC do B), explicou os critérios de escolha dos homenageados da noite.

“Nossos vereadores e gestores das unidades educacionais de diferentes instituições de Aparecida indicaram seus professores a serem homenageados com base nos relevantes trabalhos prestados em suas instituições. O momento político que vivenciamos no país exige apoio aos professores, que tem vivido uma drástica redução de investimentos em suas carreiras no Brasil. Realidade que é diferente em Aparecida, onde temos tido um diálogo profícuo com o poder público e avançados em conquistas para categoria”.

Na mesa diretiva da sessão solene marcaram presença a secretária municipal de Educação, Cultura e Turismo de Aparecida, Valéria Pettersen e os vereadores Rosildo Manoel (PP), Hilário Giacomet (PSB), Bira Contador (DC) e Leandro da Pamonharia (PV). Além deles, foram destaques também Divino Gustavo (Unifan), representando o deputado federal professor Alcides, José de Araújo Oliveira (UFG Aparecida), Valdeci Português (Sintego), Ana Lúcia Siqueira (IFG), João Cândido (UEG Aparecida) e João Batista de Deus (Adufg).

Em sua fala, Valéria Pettersen, que representou o prefeito Gustavo Mendanha, destacou os avanços na Educação em projetos que têm o professor como protagonista. “A formação continuada, o pagamento da folha salarial em dia com recursos dos governos federal e municipal, os investimentos em robótica e na Escola Municipal de Artes são exemplos dos investimentos nos professores da nossa rede. Ser professor não é fácil e, sabedores disso, temos procurado investir em uma educação de qualidade no nosso município”.

O público presente também acompanhou a palestra da professora Fabiana Albino, que é mestre em desenvolvimento humano e que ministrou na noite o tema “Educação do Futuro”. Em uma de suas principais falas, a palestrante explicou para o público qual seria o principal que vem sendo estudado mundialmente na Educação, que, segundo ressaltou, o Amor e a Inteligência Emocional.

“A preocupação com o nosso semelhante é o que tem se estudado no mundo e os valores humanos é o cerne da Educação do século XXI. O amor é fonte de estudos para uma sociedade melhor e deve ser a fonte de preocupação de ensino nas nossas escolas para reverter o processo de desumanização que estamos vivendo na contemporaneidade em todo o mundo”.

Homenageados

Para a professora Aline Ferreira Miranda, que é pedagoga há 18 anos nas redes municipal e estadual de Educação em Aparecida e há três anos trabalha na Escola Municipal Cidade Satélite São Luiz, essa homenagem fortalece o papel profissional da docência. “Qualquer forma de reconhecimento do nosso trabalho nos dias atuais reforça nosso valor social enquanto profissionais. Existe muito desrespeito dentro e fora da escola. Homenagens como essa são formas de estimular outras homenagens desta envergadura em Aparecida e em Goiás”.

Já para o docente Renato Ribeiro Rodrigues, professor de Educação Física na rede municipal e estadual de ensino há 10 anos, o evento falou sobre os diferentes professores homenageados, considerando os níveis de ensino em que eles atuam. “Essa data deve ser sempre lembrada nas redes estadual, municipal e federal de ensino pela importância que temos para formação do cidadão em nossa cidade, estado e país”.

O diretor da UEG Câmpus Aparecida, professor João Cândido, destacou a importância da valorização do professor na sociedade brasileira. “O papel do professor é fundamental na formação, pois ele se coloca como um exemplo em nossa sociedade na transmissão de valores e conhecimentos que serão vivenciados por seus alunos”.

Entre os homenageados da noite estiveram presentes professores que atuam no serviço público e privado de escolas, faculdades, universidades de Aparecida de Goiânia. No rol dos professores homenageados na ocasião, o professor Alexandro de Souza Ramos, que é gestor do Cmei Azélia de Oliveira, discursou em nome de todos os prestigiados pelo evento.