Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao novo Coronavírus de Aparecida amplia Lei Seca na cidade

Por Rafael Freitas

12 de fevereiro de 2021

Por Rafael Freitas

12 de fevereiro de 2021

Novo decreto deve ser publicado na segunda-feira, 15, no Diário Oficial Eletrônico

O Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento a Covid-19 de Aparecida de Goiânia decidiu em reunião na tarde desta sexta-feira, 12, publicar novo decreto que trata do funcionamento de estabelecimentos de bebidas no município. A medida será adotada como forma de reduzir a aglomeração de pessoas e a disseminação da Covid-19. A portaria com todas as recomendações será publicada na segunda-feira, 15, quando as regras começam a valer.

De acordo com as novas determinações, distribuidoras de bebidas e lojas de conveniência poderão funcionar até às 22 horas. Já os bares, restaurantes e similares podem funcionar até às 23 horas. Se o indicador R (índice sanitário), reduzir para abaixo de um (hoje é de 1,2), o horário volta a ser meia noite como determinava a portaria 063/2020 publicada em agosto.

“Além da redução do horário, os estabelecimentos precisam continuar obedecendo todas as regras sanitárias para evitar a transmissão da covid-19 como controle do acesso de pessoas, medição da temperatura das pessoas, disponibilização de álcool em gel e manter o distanciamento entre as mesas. Pela portaria continuam proibidos shows musicais ao vivo e pessoas consumindo em pé, sem acomodação”, comentou o Superintendente de Atenção a Saúde da SMS e membro do Comitê, Gustavo Assunção.

A fiscalização irá autuar estabelecimentos que estiverem descumprindo as determinações e aplicar punições administrativas, como multas, interdições e cassação de alvarás. Serão verificados também aspectos como licenciamento ambiental, para assegurar que o funcionamento dos estabelecimentos esteja em conformidade com a legislação e o Código de Posturas do município.

Para registrar denúncias a população pode acionar a Central de Atendimento da Semma, que funciona 24 horas, pelos telefones 3238-7216/ 7217 ou enviar mensagem de texto para o Whatsapp 98459-1661. Ou se preferir, pelos telefones 153 da Guarda Civil e 190 da Polícia Militar.

O Comitê de Enfrentamento reúne todas as secretarias da Prefeitura de Aparecida, Ministério Público de Goiás (MP-GO), Câmara Municipal, Defensoria Pública (DPE-GO), OAB Subseção Aparecida, Associação de Feirantes (Afag), Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), Sesi/Senai, Federação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte em Goiás (Femicro-GO) e Associação Comercial, Industrial e Empresarial da Região Leste de Aparecida (Acirlag). O grupo é coordenado pelo secretário de saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães.