Comitiva da Secretaria de Saúde de Mineiros visita a UPA Flamboyant

Por Polliana Martins

8 de dezembro de 2021

Foto: ASCOM/SMS

Secretário de Saúde e gestores do município goiano percorreram a UPA e elogiaram a estrutura e o modelo de gestão da unidade

Uma comitiva da secretaria de Saúde de Mineiros, município do sudoeste goiano localizado a 437 km de Aparecida, esteve na manhã dessa quarta-feira, 8 de dezembro, visitando a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Geraldo Magela no Parque Flamboyant. Os profissionais vieram conhecer um pouco da estrutura e da organização da rede da secretaria de Saúde de Aparecida (SMS), considerada referência no Estado de Goiás.

O grupo de Mineiros foi composto pelo secretário de Saúde Ricardo Franco Ficher, a secretária executiva de Planejamento e Gestão, Janine Carvalho Martins, o diretor do Departamento de Faturamento, Willians Peixoto, o diretor geral da Retaguarda Hospitalar de Média e Alta Complexidade, Rodrigo Nogueira, e a auditora de Contas Médicas Lúcia Vânia Rodrigues. Também estava presente a coordenadora de Urgências e Emergências da Secretaria Estadual de Saúde (SES) Lucenda de Almeida Felipe.

Visita produtiva

“Agradeço a oportunidade a todos e ao secretário Alessandro Magalhães. Fui muito bem recebido e foi de grande valia essa visita. É importante sair da nossa cidade porque conhecer a experiência de outro município é saber, também, se estamos na direção certa e quem ganha com essa troca é a população”, afirmou o secretário Ricardo Franco, que ainda ressaltou: “Fiquei impressionado com a estrutura, Aparecida está de parabéns e vi o quanto o prefeito e o secretário têm se esforçado para atender bem as pessoas. Estou levando daqui coisas positivas para Mineiros. ”

A comitiva percorreu a unidade guiada pelo superintendente de Atenção à Saúde da SMS, Gustavo Assunção, além da diretora de Urgências Amanda Melo e da diretora geral da UPA Ludimila da Silva Rosa. Os visitantes conheceram a recepção, os consultórios, a base do SAMU, a odontologia, as salas de sutura, Raios-x, curativo, eletrocardiograma, bem como farmácia, lavanderia, laboratório, observação, depósitos, estacionamento e administração, dentre outras dependências dos 2.600 metros quadrados de área construída da UPA, que tem capacidade para realizar até 500 atendimentos por dia.

Troca de experiências

A diretora de Urgências, Emergências e Especialidades da SMS, Amanda Melo, destacou que a visita foi uma solicitação da coordenadora de Urgências do Estado: “Atendemos prontamente e nos colocamos à disposição porque é muito importante e interessante essa troca de experiências sobre desafios e ações bem-sucedidas para superarmos dificuldades e atendermos a população da melhor forma possível”.

Já o superintendente Gustavo salientou que “é uma grande responsabilidade e é também muito bom saber que Aparecida está servindo de exemplo para outras cidades. Hoje eles viram aqui iniciativas que poderão ser feitas lá em Mineiros e isso nos estimula a avançar sempre mais. Aparecida está de portas abertas para quaisquer municípios que queiram vir conhecer nosso modelo de gestão. ”

A diretora geral da UPA, Ludimila da Silva Rosa, relatou que os visitantes demonstraram muito interesse nos setores de enfermaria e estabilização e nos exames laboratoriais. “Eles também visitaram nosso setor de faturamento e foi uma excelente troca de informações para melhorar o atendimento ao público”, frisou a gestora.